Robô Asimo, da Honda, aprende a escrever

Nova versão do robô humanoide mais capaz da história está mais veloz e hábil. Honda mostrará novidade em programa de TV nos Estados Unidos

O Asimo consegue abrir uma garrafa e encher um copo | Imagem: Honda

Ele tem 1,3 m de altura, pesa 50 kg mas só fica ‘acordado’ por 40 minutos antes de cair no sono. E ainda assim é até agora o mais avançado robô humanoide conhecido. Estamos falando do Asimo, projeto da Honda que virou figurinha marcada em salões de automóveis e outros eventos mundo afora.

Agora, a montadora japonesa apresentará a nova geração do Asimo num programa de TV nos Estados Unidos no dia 15. Segundo ela, o Asimo está mais hábil: além de abrir uma garrafa de água e encher um copo, ele agora sabe escrever seu nome em japonês e inglês.

A Honda também o tornou mais veloz e consegue subir escadas de forma mais suave, sem falar que passa do modo ‘corrida’ para o ‘andar’ numa transição mais apropriada. Nas versões anterior, o Asimo era, digamos, mais atrapalhado.

Ajudante para portadores de necessidades especiais

Segundo a Honda, o Asimo surgiu em 2000 como um projeto para ajudar no futuro pessoas com necessidades especiais. Inclusive o sistema Uni-Cub, que o faz andar, já foi testado em pessoas com dificuldade de locomoção.

Apesar disso, ainda não há uma versão do Asimo à venda. O robô, que chegou à puberdade, talvez precise virar ‘adulto’ para ser encontrado numa concessionária Honda.