Mesmo fazendo manutenção periódica, às vezes nos perguntamos se os freios estão gastos ou não. Para não ficar com a dúvida, é sempre bom estar em contato com sua oficina de confiança. Contudo, já há dispositivos que podem auxiliar o motorista menos atento às datas de revisão, como o sonorizador em pastilhas de freio.

Os carros mais sofisticados têm sensores de desgaste e, obviamente, são mais caros. Já os veículos mais em conta dispõem do sonorizador, que alerta o proprietário sobre o desgaste excessivo das pastilhas. É comum levar um susto no começo, pois o som nada mais é do que metal contra metal. Ele é proveniente de uma chapa metálica localizada na ponta da pastilha (indicador de desgaste) em atrito com o disco de freio.

Quando esse barulho começa, o ideal é levar o veículo o quanto antes para fazer a substituição das pastilhas (das duas rodas) e uma inspeção em todo o conjunto de frenagem, garantindo segurança e evitando desgastes mais profundos no disco de freio. Fique atento aos ruídos do seu veículo! 

Vinicius Montoia

|