Saiba como ficará o Renault Sandero 2020

Modelo vai trazer novidades para enfrentar a concorrência de Polo e Argo
Projeção do designer Kleber Silva antecipando detalhes do novo Renault Sandero

Projeção do designer Kleber Silva antecipando detalhes do novo Renault Sandero | Imagem: Kleber Silva

Ao que tudo indica, as principais novidades de 2018 por parte da Renault ficarão mesmo pela estreia do novo Duster e da picape média Alaskan, confirmada para ser apresentada ao público brasileiro durante o Salão de São Paulo deste ano.

Para equilibrar o conjunto de lançamentos, é muito provável que a dupla Logan e Sandero, já atualizados na Europa, recebam novidades por aqui apenas daqui a um ano, provavelmente estreando a linha 2020.

Fato é que se a Renault está com um bom representante no segmento de entrada com o Kwid, no patamar acima a francesa precisa correr para entregar um produto mais alinhado com os novos patamares de segurança, conforto e tecnologia estabelecidos pelo Volkswagen Polo e o Fiat Argo quando falamos de hatches compactos. O Logan, por sua vez, também precisa ficar atento uma vez que em breve chegam às concessionárias os sedãs Fiat Cronos e Volkswagen Virtus, que se tornarão os mais modernos e interessantes da categoria.

É por isso que o Sandero 2020 fabricado no Brasil contará com um bom upgrade no visual e sobretudo na parte interna, com desejáveis melhorias na ergonomia e nos materiais usados na cabine. Como visto na Europa, podemos esperar uma melhora no nível de equipamentos oferecido no hatch, sendo que a central multimídia também deverá ser melhorada e finalmente poderá oferecer o Apple CarPlay e o Android Auto.

No Velho Continente, a Renault apresentou uma interessante melhoria no conjunto mecânico de Duster, Logan e Sandero, no caso a introdução de uma nova caixa automática de dupla embragem com 6 marchas para o trio de baixo custo. É fato que pelo menos o Logan e o Sandero precisam oferecer um câmbio mais sofisticado em relação ao automatizado EasyR presente na dupla hoje em dia. O Duster, pelo menos até o momento, tem uma opção interessante no caso o motor 1.6 SCe combinado com a caixa automática CVT da Nissan, uma dupla bem melhor em termos de eficiência e conforto ao rodar.

É bem provável que a Renault adote uma solução semelhante para os novos Sandero e Logan já que o câmbio automático há muito tempo deixou de ser um “luxo” para figurar como um item de conforto cada vez mais desejado pelo público brasileiro.

Uma característica bem interessante até o momento que deverá figurar no Sandero 2020 é a diferenciação do design em relação ao Sandero europeu. Como nos mostram as projeções de Kleber Silva, o hatch brasileiro deverá de destacar em especial pelas lanternas com design horizontal, uma tentativa de realçar a largura do modelo e a carroceria mais “encorpada”, para dizer assim, na tentativa de criar uma diferenciação do novo Sandero 2020 frente ao Argo e o Polo.

Modelo sempre muito racional, o Sandero deverá manter o apelo de amplo espaço interno e porta-malas ligeiramente maior do que encontramos nos hatches compactos, dois atributos que projetaram o modelo no mercado e uma receita que caiu no gosto dos brasileiros. O Renault Sandero encerrou 2017 como o 6º carro mais vendido do Brasil.

Corrigindo algumas questões como o acabamento simples, a ergonomia e a posição de dirigir não muito boas e recebendo conjuntos mecânicos mais eficientes e alinhados com as demandas atuais do mercado, o Sandero e posteriormente o novo Logan se tornarão opções bem mais interessantes.

 
 
Projeção do designer Kleber Silva antecipando detalhes do novo Renault Sandero
 
Projeção do designer Kleber Silva antecipando detalhes do novo Renault Sandero
Projeção do designer Kleber Silva antecipando detalhes do novo Renault Sandero
Projeção do designer Kleber Silva antecipando detalhes do novo Renault Sandero
 
Projeção do designer Kleber Silva antecipando detalhes do novo Renault Sandero
Projeção do designer Kleber Silva antecipando detalhes do novo Renault Sandero
 
 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!