Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Salão do Automóvel 2018 pode ser mais contemplativo do que acessível ao bolso

Com marcas e modelos de grande volume ausentes, evento mais importante do setor acontece entre os dias 8 e 18 de novembro

Dentro de mais ou menos um mês voltaremos a ver o burburinho que ocorre a cada dois anos em São Paulo. Estou falando, é claro, do Salão do Automóvel, mais importante evento automobilístico do continente sul-americano e palco de grandes lançamentos e novidades.

Mas a edição de 2018 pode decepcionar quem visitará o São Paulo Expo, novo e mais moderno pavilhão que passou a ser utilizado para sediar o evento em 2016, à procura de produtos realmente novos e que chegarão às lojas em breve. A razão é que até aqui as marcas e veículos esperados para o salão estão concentrados sobretudo em automóveis de luxo, esportivos, modelos ecológicos e alguns conceitos.

Já a lista de veículos inéditos abaixo de R$ 100 mil por enquanto é minúscula, ao contrário da edição anterior, que revelou modelos como o Renault Kwid, Captur, Hyundai Creta, Honda WR-V e o Jeep Compass, maior fenômeno de vendas desde então. Neste ano tudo leva a crer que a grande estrela do salão será o T-Cross, primeiro SUV compacto da Volkswagen, que deve aparecer no evento meses antes de chegar às lojas.

O T-Cross é o tipo de estreia que torna o Salão do Automóvel especial: aquele produto que acompanhamos seu desenvolvimento e que lá acabamos conhecendo de perto e decidindo inclusive sua compra. Mas é fato que o salão paulistano já não concentra os principais lançamentos da indústria como ocorria no passado. E a razão é simples: hoje o ambiente de competição é mais agitado e imprevisível e uma marca não pode se dar ao luxo de esperar tanto tempo para revelar esse novo carro.

Laboratório gigantesco

Não é à toa que muitas montadoras utilizam seus estandes como espécie de laboratórios ou, como preferem dizer, clínicas com seus potenciais clientes. É quando um conceito ou mesmo veículo importado é mostrado para sentir o retorno do público.
Um exemplo disso foi o que fez a Hyundai quando mostrou o HB20 reestilizado como conceito R-Spec em 2014. O visual era na verdade a prévia das mudanças programadas para o compacto no ano seguinte.

Mas o salão também pode servir como um alerta para um veículo que não tem boas perspectivas também. A FCA (holding que controla a Fiat e a Chrysler) resolveu apresentar ao brasileiro a van Pacifica em 2016. Sucessoro da Town&Country, o modelo é belo e possui até versão híbrida, mas a montadora preferiu não importá-la, possivelmente pelo dólar e também por uma estratégia de focar esforços na Jeep, deixando a Chrysler de lado por ora. Claro que se houvesse um enxame de pessoas em cima da Pacifica essa postura poderia ter sido diferente.

Salão em movimento

Se pode não encher os olhos em lançamentos (caso não tenhamos bem vindas surpresas), o salão certamente será uma ótima oportunidade para avaliar vários modelos de automóveis num curto espaço de tempo. A organização da mostra ampliou o espaço para test-drives e que incluirão também modelos elétricos e híbridos, uma nítida preocupação com os rumos do mercado global.

 
 
Hyundai HB20 2016
 
Hyundai HB20 reestilizado: conceito no salão antecipou visual
Hyundai HB20 2016
Chrysler Pacifica 2017
 
A Pacifica esteve na edição 2016, mas não foi lançada no país
Chrysler Pacifica 2017
Renault Kwid 2017
 
Renault Kwid: carros acessíveis como ele serão raridade no salão de 2018
Renault Kwid 2017
Honda WR-V 2017
 
Honda WR-V, novidade que foi antecipada no Salão do Automóvel
Honda WR-V 2017
Hyundai Creta 2017
 
O Creta esteve ao lado do New Tucson como destaques do Salão do Automóvel de 2016
Hyundai Creta 2017
Volkswagen T-Cross 2019
 
Volkswagen T-Cross 2019
Volkswagen T-Cross 2019
 
 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise

Veja outras colunas

Será desta vez que o Corolla Cross baterá as vendas do Jeep Compass?

30/07/2024 07h20

SUV da Toyota tem superado rival por três meses consecutivos e estava 720 unidades atrás em emplacamentos até o final de julho

Nissan mira Corolla Cross e Toro com novos modelos para o Brasil a partir de 2026

28/06/2024 06h20

Marca anunciou lançamento de um SUV médio e de uma picape intermediária, além de confirmar a segunda geração do Kicks nacional

Picape Fiat Titano encosta nas vendas da VW Amarok

24/06/2024 06h40

Mas veículo montado no Uruguai continua afetado pela paralisação do Ibama, que está atrasando o licenciamento ambiental