Se a fusão ocorrer, Fiat Chrysler e Peugeot Citroën estudam intercâmbio de plataformas

Executivo da PSA detalha estudos iniciais da negociação; saiba mais
Peugeot 208 2020

Peugeot 208 2020 | Imagem: Divulgação

Com o sinal verde de seus respectivos conselhos para a fusão ocorrer, a Fiat Chrysler e a Peugeot Citroën já estudam como suas operações podem ser aperfeiçoadas caso o acordo de fato se concretize.

Em entrevista ao Automotive News Europe, Gaetano Thorel, diretor-gerente da PSA na Itália, antecipou que as plataformas para carros compactos do conglomerado de origem francesa deverão ter prioridade na nova empresa.

O fato é relevante inclusive para nós aqui no Brasil, uma vez que a próxima geração do Jeep Renegade, por exemplo, é uma forte candidata a contar com uma plataforma de origem PSA. A arquitetura para compactos da Peugeot Citroën também pode ser aplicada em modelos da FCA que estão próximos de uma renovação, como é o caso do Fiat Doblò na Europa, além do inédito SUV compacto da Alfa Romeo derivado do conceito Tonale.

Segundo Thorel, a plataforma CMP da Peugeot Citroën oferece as maiores oportunidades de retorno financeiro entre as grandes fabricantes europeias, portanto é natural que ela seja “escalada” para figurar em produtos também da Fiat Chrysler. Atualmente a arquitetura CMP figura em modelos como os novos Opel Corsa e Peugeot 208.

Com um foco maior em picapes e SUVs, a Fiat Chrysler, por sua vez, poderá colaborar com o desenvolvimento desses veículos na futura parceria. Marcas como Jeep e Ram contam com grande experiência nesses segmentos e podem assumir esse papel com mais desenvoltura.

Segundo dados da consultoria IHS Markit, com a fusão em andamento, cerca de 1,5 milhão de automóveis vendidos pela FCA por volta de 2025 poderão contar com plataforma da Peugeot Citroën. As duas empresas planejam criar uma gigante global avaliada em US$ 50 bilhões sendo que o acordo entre elas pode ser anunciado em breve.

Jeep Renegade 2019
Jeep Renegade: segunda geração pode utilizar plataforma PSA
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!