Sedã chinês é guiado por controle remoto

Equipamento inédito na indústria automobilística mundial estreia no modelo BYD F3 Plus

Que tal estacionar o carro à distância? | Imagem: BYD

Nem alemão, nem americano, muito menos japonês. O primeiro automóvel produzido em série capaz de ser conduzido por controle remoto vem da China! A fabricante BYD Auto, uma das maiores do país, acrescentou a tecnologia inédita na nova geração do sedã F3 Plus.

Como explica a montadora, o sistema pode ajudar o motorista a estacionar o veículo à distância em caso de muita chuva ou então permitir estacioná-lo em vagas estreitas, onde é impossível abrir as portas. A ignição e desligamento do motor também podem ser feitos pela chave/controle remoto longe do veículo.

Para evitar problemas, toda operação do carro quando controlado pelo controle remoto é mais lenta. A BYD afirma que nesses casos o F3 atinge no máximo 5 km/h e as manobras de esterço do volante são efetuadas somente com o veículo parado. Não se trata, porém, de um sistema automático de estacionamento, como o Park Assist da Volkswagen. No modelo chinês as manobras à distância são feitas no “braço”, ou melhor, no controle remoto.

Produto-chave da BYD da China e nos outros mercados onde atua, o novo F3 é um sedã médio, do mesmo porte de Toyota Corolla e Honda Civic, e vende mais de 300 mil unidades por ano. Com o modelo repaginado, a marca pretende engordar ainda mais o número com mais atrativos.

Fora o controle remoto, a BYD também inclui ao F3 2013 itens de segurança como controle de estabilidade e seis airbags, e componentes avançados de conforto, no caso ar-condicionado dual-zone, freio de estacionamento automático e GPS integrado ao painel.

A ficha técnica também chama atenção: o sedã tem opções de motor 1.5 16V de 109 cv ou 1.5 turbo de 154 cv, ambos a gasolina. A versão mais potente ainda pode ser equipada com transmissão manual de 6 marchas ou semi-automática de dupla embreagem também com 6 velocidades.

O lançamento do novo F3 Plus está marcado para o próximo dia 29 de agosto, durante a apresentação das novidades da BYD no Salão de Moscou, na Rússia. O evento vai até 9 de setembro.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!