Já começaram a circular na imprensa especializada global algumas imagens da nova geração do Peugeot 2008, até o momento conhecido como projeto V20 como relata o Argentina Autoblog.

Se aqui no Brasil não tivemos o facelift do crossover, ao que tudo indica vamos mesmo é pular para a segunda geração do modelo. Ela deverá ser revelada em setembro deste ano durante o Salão de Frankfurt, portanto alguns meses depois da estreia do também renovado 208, o que deverá ocorrer em março no Salão de Genebra. No Brasil e demais países da América do Sul, a estreia deverá ocorrer em 2020. 

Tanto a nova geração do Peugeot 208 como o novo 2008 passarão a ser feitos na Argentina para atender o mercado regional. O país vizinho recebeu um grande investimento para adaptar a planta de El Palomar para que o complexo recebesse a plataforma CMP, a mais moderna da PSA para veículos de porte compacto.

Tanto para o 208 bem como o 2008 em suas respectivas novas gerações, podemos esperar um visual mais alinhado com modelos recentes da marca, como os SUVs 3008 e 5008. Portanto, os modelos compactos deverão compartilhar a mesma estética mais arrojada e uma cabine bem sofisticada, algo que funciona como um argumento de venda para os dois modelos hoje em dia importados da Europa ao Brasil.

Quem sabe com o salto de gerações para o 208 e o 2008 em nossa região possamos ver a chegada do aclamado motor 1.2 com turbo e injeção direta nos modelos. Vale destacar que o 1.2 aspirado já é oferecido no Peugeot 208 e faz dele um dos carros não eletrificados mais econômicos do Brasil, porém quando recebe os periféricos citados (sobrealimentação e injeção direta) se destaca pelo ótimo desempenho aliado ao baixo consumo.

É muito provável, contudo, que tanto o hatch quanto o crossover sigam equipados com os propulsores 1.6 16V aspirado e o 1.6 THP na configuração topo de linha do 2008, que, finalmente, deverá ganhar a opção de transmissão automática.

Apesar de produtos com vários atributos positivos, as vendas do Peugeot 208 e o Peugeot 2008 estão longe de ser consideras boas. Entre os hatches compactos, o Peugeot 208 encerrou o ano passado apenas na 16ª posição no ranking de vendas da categoria, somando 7.093 unidades. O Peugeot 2008, por sua vez, ficou em 9º lugar em vendas no segmento, com 9.745 emplacamentos no ano passado.  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/