O Latin NCAP divulgou nesta terça-feira (16) mais uma bateria de testes, dessa vez com resultados importantes para o mercado brasileiro uma vez que foram avaliados o Toyota Etios e os Fiat Cronos e Argo.

Com resultados válidos tanto para o hatch como para o Etios Sedã, os modelos da Toyota conquistaram uma avaliação satisfatória, com 4 estrelas tanto para adultos como para passageiros infantis.

A estrutura do veículo e a área dos pés foram consideradas instáveis. No entanto, mostrou-se marginal a boa proteção em ambos os ocupantes adultos na batida frontal e lateral. O Lembrete do Uso do Cinto de Segurança (SBR), em ambos os assentos dianteiros, e o ESC (controle de estabilidade) fizeram que o Etios alcançasse as quatro estrelas para a Proteção do Ocupante Adulto. A Toyota recomendou instalar ambos os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) olhando para trás, acompanhando as melhores práticas globais e confirmando a obtenção de uma pontuação completa no teste dinâmico do ocupante criança. O Etios não alcançou a pontuação máxima de estrelas em segurança infantil, devido à falta da sinalização adequada exigida pelo Latin NCAP, notando a presença de um airbag no banco do passageiro, à falta do dispositivo de desconexão do airbag do passageiro e à falta da sinalização adequada das ancoragens ISOFIX”, relatou o Latin NCAP sobre os modelos da Toyota.

 

Já a dupla Argo e Cronos, da Fiat, ficou devendo uma proteção melhor para o passageiro adulto. Nesse quesito, os dois modelos registraram apenas 3 estrelas na avaliação do Latin NCAP, enquanto a Proteção do Ocupante Infantil alcançou 4 estrelas.

"O Argo/Cronos, equipado com dois airbags frontais padrão, apresentou proteção fraca no peito do adulto no impacto lateral. A estrutura foi considerada instável no limite da estabilidade; contudo, foi percebido que o modelo tem boa projeção e desenvolvimento na sua concepção, fato que deveria permitir melhorias. A ausência do Lembrete do Uso do Cinto de Segurança (SBR) padrão para o passageiro, bem como a falta do ESC, quanto ao volume necessário a ser considerado, explicam essa classificação do Argo/Cronos para o ocupante adulto. A proteção oferecida para o ocupante infantil foi boa e quase atinge a classificação máxima no teste dinâmico, demonstrando os benefícios de um bom desempenho dos SRIs junto com as ancoragens ISOFIX. Embora o Argo/Cronos permita a desconexão do airbag se houver um SRI voltado para trás no assento do passageiro, a sinalização dele não atende aos requisitos do Latin NCAP. A sinalização das ancoragens ISOFIX também não atende aos regulamentos do Latin NCAP; explicando, assim, a qualificação obtida para a proteção do ocupante criança”, analisa o Latin NCAP.

Vale a pena destacar que, apesar de não figurar como um item de série como é caso do Etios/Etios Sedã, a Fiat oferece os controles de tração e estabilidade no Argo como um opcional a partir da versão Drive 1.3 ao custo de R$ 1.550 no Kit Tech. A partir da versão Drive 1.3 GSR, que conta com o câmbio automatizado, a dupla de segurança já figura como um item de série. No caso do Cronos, os controles de tração e estabilidade são opcionais a partir da versão Drive 1.3 ao custo de R$ 990 no Kit Safety. Assim como no Argo, o Cronos a partir da versão Drive 1.3 GSR traz a dupla de segurança de série.

Procurada pelo Autoo para comentar os resultados do Latin NCAP, a Fiat Chrysler emitiu o seguinte comunicado: os resultados dos testes patrocinados do Latin NCAP para os modelos Argo e Cronos 2019 confirmam a ótima biomecânica e a alta resistência estrutural dessas carrocerias, que foram totalmente projetadas e desenvolvidas na América Latina. A Fiat Chrysler Automobiles aproveita a ocasião para reafirmar seu compromisso com a evolução contínua dos níveis de segurança veicular de seus produtos.

 

 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/