Segurança: Argo e Cronos deixam a desejar na proteção para adultos

Modelos da Fiat e o Toyota Etios foram avaliados pelo Latin NCAP
Acima o Fiat Cronos durante avaliação do Latin NCAP

Acima o Fiat Cronos durante avaliação do Latin NCAP | Imagem: Divulgação

O Latin NCAP divulgou nesta terça-feira (16) mais uma bateria de testes, dessa vez com resultados importantes para o mercado brasileiro uma vez que foram avaliados o Toyota Etios e os Fiat Cronos e Argo.

Com resultados válidos tanto para o hatch como para o Etios Sedã, os modelos da Toyota conquistaram uma avaliação satisfatória, com 4 estrelas tanto para adultos como para passageiros infantis.

A estrutura do veículo e a área dos pés foram consideradas instáveis. No entanto, mostrou-se marginal a boa proteção em ambos os ocupantes adultos na batida frontal e lateral. O Lembrete do Uso do Cinto de Segurança (SBR), em ambos os assentos dianteiros, e o ESC (controle de estabilidade) fizeram que o Etios alcançasse as quatro estrelas para a Proteção do Ocupante Adulto. A Toyota recomendou instalar ambos os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) olhando para trás, acompanhando as melhores práticas globais e confirmando a obtenção de uma pontuação completa no teste dinâmico do ocupante criança. O Etios não alcançou a pontuação máxima de estrelas em segurança infantil, devido à falta da sinalização adequada exigida pelo Latin NCAP, notando a presença de um airbag no banco do passageiro, à falta do dispositivo de desconexão do airbag do passageiro e à falta da sinalização adequada das ancoragens ISOFIX”, relatou o Latin NCAP sobre os modelos da Toyota.

 

Já a dupla Argo e Cronos, da Fiat, ficou devendo uma proteção melhor para o passageiro adulto. Nesse quesito, os dois modelos registraram apenas 3 estrelas na avaliação do Latin NCAP, enquanto a Proteção do Ocupante Infantil alcançou 4 estrelas.

"O Argo/Cronos, equipado com dois airbags frontais padrão, apresentou proteção fraca no peito do adulto no impacto lateral. A estrutura foi considerada instável no limite da estabilidade; contudo, foi percebido que o modelo tem boa projeção e desenvolvimento na sua concepção, fato que deveria permitir melhorias. A ausência do Lembrete do Uso do Cinto de Segurança (SBR) padrão para o passageiro, bem como a falta do ESC, quanto ao volume necessário a ser considerado, explicam essa classificação do Argo/Cronos para o ocupante adulto. A proteção oferecida para o ocupante infantil foi boa e quase atinge a classificação máxima no teste dinâmico, demonstrando os benefícios de um bom desempenho dos SRIs junto com as ancoragens ISOFIX. Embora o Argo/Cronos permita a desconexão do airbag se houver um SRI voltado para trás no assento do passageiro, a sinalização dele não atende aos requisitos do Latin NCAP. A sinalização das ancoragens ISOFIX também não atende aos regulamentos do Latin NCAP; explicando, assim, a qualificação obtida para a proteção do ocupante criança”, analisa o Latin NCAP.

Vale a pena destacar que, apesar de não figurar como um item de série como é caso do Etios/Etios Sedã, a Fiat oferece os controles de tração e estabilidade no Argo como um opcional a partir da versão Drive 1.3 ao custo de R$ 1.550 no Kit Tech. A partir da versão Drive 1.3 GSR, que conta com o câmbio automatizado, a dupla de segurança já figura como um item de série. No caso do Cronos, os controles de tração e estabilidade são opcionais a partir da versão Drive 1.3 ao custo de R$ 990 no Kit Safety. Assim como no Argo, o Cronos a partir da versão Drive 1.3 GSR traz a dupla de segurança de série.

Procurada pelo Autoo para comentar os resultados do Latin NCAP, a Fiat Chrysler emitiu o seguinte comunicado: os resultados dos testes patrocinados do Latin NCAP para os modelos Argo e Cronos 2019 confirmam a ótima biomecânica e a alta resistência estrutural dessas carrocerias, que foram totalmente projetadas e desenvolvidas na América Latina. A Fiat Chrysler Automobiles aproveita a ocasião para reafirmar seu compromisso com a evolução contínua dos níveis de segurança veicular de seus produtos.

 

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa