Sem ostentação: Papa Francisco usará Duster como carro oficial

Modelo que será utilizado pelo pontífice é feito pela romena Dacia. Nova geração do SUV deve chegar aqui em 2020
Papa Francisco utilizará um Dacia Duster como carro oficial

Papa Francisco utilizará um Dacia Duster como carro oficial | Imagem: Reprodução internet

Os carros oficiais do Papa já foram de várias formas e marcas, incluindo SUVs adaptados da Mercedes-Benz e até mesmo superesportivos da Lamborghini. No entanto, com uma postura mais austera, o Papa Francisco utilizará um “papamóvel” mais humilde. O pontífice acaba de receber um Duster de nova geração para serví-lo oficialmente.

Na Europa, o SUV é feito pela Dacia, divisão de baixo custo do Grupo Renault e que tem origem romena. Para servir ao Papa, o Duster recebeu algumas modificações. Ele está 30 mm mais baixo e recebeu uma cápsula à prova de balas para que o pontífice possa ficar em pé durante os trajetos. Para isso, o teto do carro precisou ser cortado. A parte interna também é exclusiva, com couro bege e há alças de apoio por fora e por dentro.

O novo “papamóvel” foi entregue pessoalmente ao pontífice pelo diretor do Grupo Renault da Romênia, Christophe Dridi. Não foram informadas as especificações técnicas de motorização nem em qual versão de produção esse Duster foi baseado, mas sabe-se que ele foi construído por uma divisão de produtos especiais do grupo.

Novo Duster chega ao Brasil em breve

A nova geração do Dacia Duster foi apresentada ao público durante o Salão do Automóvel de Frankfurt (Alemanha), em 2017. Desde então, aguarda-se a chegada dessa novidade ao mercado brasileiro, sendo vendida pela Renault.

A expectativa inicial era de que o lançamento ocorresse em 2019, mas a Renault do Brasil priorizou o lançamento dos Sandero e Logan reestilizados e com nova transmissão CVT. A nova geração do SUV ficou para 2020.

Acima o Dacia Duster preparado especialmente para os deslocamentos do Papa Francisco
Acima o Dacia Duster preparado especialmente para os deslocamentos do Papa Francisco
Imagem: Reprodução internet

Assine a newsletter semanal do AUTOO!