Será o sucessor do Aircross no Brasil: Citroën já testa seu SUV pequeno na Índia

Modelo é o primeiro de uma família com três integrantes e será lançado em 2021
Flagra do futuro SUV pequeno da Citroën que será produzido no Brasil

Flagra do futuro SUV pequeno da Citroën que será produzido no Brasil | Imagem: Gokul Raj/ Autocar India

Fato importante surgiu na Índia nesta sexta-feira (9). Uma unidade do futuro SUV pequeno da Citroën foi flagrada ainda pesadamente camuflada, porém as imagens são bastante reveladoras.

Projeto designado como C21, o SUV pequeno está sendo desenvolvido na Índia e integra uma nova família de compactos que terá também um hatch e um sedan.

É importante ficarmos de olho no C21 uma vez que o produto final desse projeto será o sucessor do Citroën Aircross nacional. Na mesma linha, o inédito hatch da nova família pode substituir o C3 em nosso país.

Ainda sem nome definido, o SUV é baseado na plataforma CMP, a qual já está adaptada para a unidade industrial da Citroën em Porto Real (RJ). Ao menos na Índia, a novidade será movida pelo interessante motor 1.2 turbo do conglomerado francês, o qual se notabiliza pela alta eficiência.

Segundo rumores, o projeto C21 contempla um SUV com comprimento na faixa dos 4 metros, portanto semelhante ao de futuros concorrentes locais como o Nissan Magnite (também previsto para o Brasil) e o Renault Kiger, utilitário esportivo da mesma família do Kwid. Estamos falando, portanto, de SUVs com tamanho menor do que os modelos compactos tradicionais como Jeep Renegade, Nissan Kicks, Hyundai Creta, entre outros. As imagens flagradas na Índia nos permitem constatar que, de fato, o projeto C21 tem dimensões reduzidas. Modelos com até 4 metros são beneficiados por uma tributação menor na Índia, por esse motivo várias marcas desenvolvem modelos com essa característica naquele mercado.

Assim como modelos recentes da Citroën, podemos esperar por traços particulares da marca envolvendo o design do futuro SUV, como o conjunto óptico dianteiro segmentado. Apesar da proposta de baixo custo, uma vez que nova família foi desenvolvida e projetada para países emergentes, é fato que a Citroën não deverá abrir mão de formas diferenciadas para a carroceria e acabamento interno com uma boa seleção de materiais. 

A previsão é que o inédito SUV pequeno da Citroën faça sua estreia em 2021, com o início das vendas na Índia começando no mesmo ano. Possivelmente a nacionalização do modelo também não deverá demorar.

Flagra do futuro SUV pequeno da Citroën que será produzido no Brasil
Flagra do futuro SUV pequeno da Citroën que será produzido no Brasil
Imagem: Gokul Raj/ Autocar India
Assine a newsletter semanal do AUTOO!