Será que o chinês VW Tylcon pode influenciar o futuro T-Sport no Brasil?

Modelo chinês traz proposta semelhante ao inédito SUV que a marca vai produzir no ABC
Imagem vazada que antecipa as formas definitivas do VW Tylcon chinês

Imagem vazada que antecipa as formas definitivas do VW Tylcon chinês | Imagem: Reprodução internet/Ferd

Um flagra que começou a circular nos sites automotivos chineses nesta semana pode parecer algo um tanto quanto distante para nós, mas, com uma indústria cada vez mais globalizada como é o caso da automotiva, tudo o que acontece nos quatro cantos do mundo nos faz ficar em alerta.

Apenas contextualizando a imagem principal que você confere acima do texto, trata-se de uma foto vazada do modelo definitivo baseado no protótipo SUV Coupé Concept, que a FAW-Volkswagen, joint venture da fabricante alemã para o mercado chinês, revelou no começo deste ano. De acordo com a imagem que começou a circular, o novo modelo será chamado Volkswagen Tylcon e traz um formato bem interessante para sua carroceria, como vamos explicar a seguir.

No fim do mês passado, a Volkswagen do Brasil confirmou que o quarto carro que será produzido na Unidade Anchieta será mesmo um SUV com uma caída do teto bem pronunciada, portanto seguindo o estilo esportivo dos cupês. A receita fez sucesso no segmento premium e a estratégia da VW é democratizar esse estilo em um automóvel mais acessível.

Projetado no Brasil, um dos grandes mistérios que ainda resta sobre o New Urban Coupé, como o projeto está sendo chamado dentro da sede da VW em São Bernardo do Campo (SP), é se a novidade terá porte (e preço) mais próximo ao do T-Cross ou vai se aproximar do primo maior Tiguan. Pelo menos o chinês Tylcon vai pelo segundo caminho, sendo cerca de 10 cm menor que o Tiguan europeu.

Como a Volkswagen dá muita ênfase ao aspecto urbano de seu futuro SUV nacional e somando-se a isso o fato de que ele também chegará ao mercado europeu – onde a marca já conta com o T-Cross, T-Roc, Tiguan e Tiguan Allspace compondo uma linha de SUVs muito completa entre modelos de médio porte – é mais interessante apostarmos nossas fichas de que o futuro T-Sport (nome já registrado pela VW no país) adote um tamanho mais próximo do T-Cross, se diferenciando do modelo produzido em São José dos Pinhais (PR) por seu apelo mais esportivo.

Enquanto as apostas dos sites chineses é de que o Tylcon conte com opções de motores 1.4 TSI e 2.0 TSI, aqui no Brasil o T-Sport deverá trazer sob o capô os propulsores 1.6 16V e 1.0 TSI, em uma estratégia da marca para não exagerar no preço.

De qualquer forma, é interessante ficarmos de olho nas formas do VW Tylcon uma vez que, sabendo da predileção da marca alemã por manter uma forte identidade entre seus veículos, os elementos estéticos das lanternas, para-choques, grade frontal, entre outros, pode ser semelhante. O futuro T-Sport produzido no ABC Paulista, caso se confirmar o nome definitivo do New Urban Coupé, terá as linhas assinadas pelo designer brasileiro José Carlos Pavone e todo o projeto foi desenvolvido no Brasil. O modelo também vai estrear uma nova central multimídia para a linha nacional da VW.

A estreia do futuro VW T-Sport está confirmada para o segundo trimestre de 2020, provavelmente ao longo do mês de maio.

Acima a imagem vazada do Volkswagen Tylcon chinês
Acima a imagem vazada do Volkswagen Tylcon chinês
Imagem: Reprodução internet/Ferd

Assine a newsletter semanal do AUTOO!