Sete SUVs que prometem tirar o sossego do novo Jeep Compass

Não são apenas o Taos e o Corolla Cross, a lista é bem recheada e tem novidades de CAOA Chery, Hyundai...
Chery Tiggo 7 Pro

Chery Tiggo 7 Pro | Imagem: Divulgação

O Jeep Compass chegou ao Brasil em 2016 e começou a nadar quase sozinho, de braçadas, no segmento de SUVs médios para cinco passageiros. Enquanto outras marcas apostavam em modelos maiores e mais caros, sempre importados, a FCA bancou a produção local do modelo, que aproveita a mesma plataforma do Renegade e da Fiat Toro.

Deu tão certo que ele chegou a ser o SUV mais vendido no país em 2018, desbancando até mesmo veículos de menor porte e preço. Mesmo com quatro anos de mercado, ele continua a ser um dos utilitários esportivos mais emplacados no país (foi o terceiro no ano passado, atrás apenas de VW T-Cross e Renegade).

Mas a concorrência vai apertar, e é de olho nela que o recém-formado grupo Stellantis lançará, em abril, uma reestilização de meia vida para o Compass. Que terá mudanças sutis por fora, é verdade, mas com um interior quase totalmente renovado e a estreia do motor 1.3 turboflex.

Será o suficiente para continuar dominando o mercado? A pergunta ganha pertinência na medida em que a concorrência começará a lançar produtos para brigar diretamente com ele em nosso mercado. Nesta lista, contamos quais serão seis de seus futuros rivais, quando eles chegam e como devem se posicionar no mercado.

Toyota Corolla Cross

O primeiro e talvez mais perigoso dos concorrentes do novo Compass chegará antes dele. No dia 11 de março, a Toyota vai lançar no Brasil o Corolla Cross, SUV baseado no sedã de mesmo nome, e que aproveitará deste último a plataforma TNGA e os motores 2.0 flex de 177 cv e 1.8 híbrido flex de 122 cv.

Por que é um oponente tão ameaçador assim? Porque tem a chancela da marca Toyota, uma das mais bem reputadas no Brasil. Porque terá versões híbridas, novidade que pode agradar muitos consumidores ávidos por novidades. E porque, principalmente, também será fabricado no Brasil, o que o deixará livre de qualquer amarra ligada a cotas de importação. 

Toyota Corolla Cross 2020
Toyota Corolla Cross 2020
Imagem: Divulgação

VW Taos

No final de abril ou, mais provável, em maio, a Volkswagen será outra a tentar ingressar com mais força no segmento. Para isso, lançará o Taos, que terá dimensões muito similares às de Corolla Cross e Compass, porém com a vantagem de oferecer um porta-malas de quase 500 litros, enquanto o Jeep Compass não vai além dos 410 l na maioria das versões.  

Sua motorização terá sempre o conhecido conjunto formado pelo motor 1.4 TSI de 150 cv (turboflex) e pelo câmbio automático de seis marchas da Aisin, com função Tiptronic, incluindo trocas sequenciais manuais pela manopla ou por borboletas atrás do volante. Com um detalhe: o Taos não será nacional, mas virá da vizinha Argentina. Isso deve limitar um pouco seu campo de ação.

Volkswagen Taos 2021
Volkswagen Taos 2021
Imagem: Divulgação

Novo Renault Captur turbo

“O quê? Vocês estão doidos de colocar o Renault Captur como rival do Jeep Compass?”, poderá perguntar o nobre leitor. Calma que vamos explicar: com foco em rentabilidade, a marca francesa lançará em junho deste ano um facelift do SUV no Brasil, e sua estratégia será a de distanciá-lo o máximo possível do Duster.

É por isso que o Captur terá o propulsor 1.3 TCe turboflex desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, enquanto o irmão seguirá com o velho e limitado 1.6 SCe. E se o visual não mudará tanto, por dentro o acabamento todo ficará melhor e mais refinado, tudo para que ele suba de nível (e de faixa de preços).

Com isso, a intenção da Renault será posicioná-lo como uma opção às versões mais baratas do Compass com motor flex. Afinal, acredite ou não, em porte o Captur tem praticamente o mesmo tamanho do Jeep, sendo inclusive maior em entre-eixos e porta-malas.

Renault Kaptur russo com o facelift que também será aplicado ao SUV no Brasil
Renault Kaptur russo com o facelift que também será aplicado ao SUV no Brasil
Imagem: Divulgação

CAOA Chery Exeed LX

Os primeiros flagras de protótipos rodando no Brasil confirmam que o primeiro modelo da Exeed, submarca de luxo que a CAOA Chery trará para o Brasil já a partir deste ano, será o SUV médio LX. Será o primeiro de dez novos carros que a operação mezzo brasileira, mezzo chinesa prometeu produzir em Anápolis (GP) até 2025, com um investimento de R$ 1,5 bilhão.

E ele terá aura de carro premium justamente para tentar confrontar o Compass. Sob o cofre, o Exeed LX trará o mesmo 1.6 turbo com injeção direta de 187 cv do Tiggo 8. A plataforma é a T1X do Tiggo 7, e inclusive boa parte da carroceria é herdada do irmão. Porém, o visual dianteiro e traseiro muda muito e o acabamento interno é bem mais refinado. 

Tanto que o LX tem duas telas de 12,3 polegadas no painel operando como quadro de instrumentos e central multimídia, ambas integradas em uma mesma peça e com realidade aumentada. Em dimensões, o modelo é um pouco maior que o Compass.

CAOA Chery Tiggo 7 Pro

Outra aposta do grupo Caoa para o segmento do Compass será uma renovação profunda do Tiggo 7, lançado no Brasil em 2019 e que nunca emplacou como a operação gostaria. O modelo sofrerá uma reestilização visual extrema, seguindo o design do recém-lançado (na China) Tiggo 7 Pro. 

Chery Tiggo 7 Pro
Chery Tiggo 7 Pro
Imagem: Divulgação

Apesar de manter a base, o Tiggo 7 Pro tem uma carroceria quase toda nova, o que não torna exagero chamá-lo de nova geração. A motorização também mudará em relação ao SUV atual, com chances de o 1.6 turbo com injeção direta de Tiggo 8 e Exeed LX entrar na jogada. Seu lançamento deve ocorrer entre 2022 e 23.

Chery Tiggo 7 Pro
Chery Tiggo 7 Pro
Imagem: Divulgação

Novo Hyundai Tucson

Pelo jeito, a CAOA vai fazer marcação cerradíssima ao Compass, porque outro futuro rival do Jeep no Brasil deve ser a quarta geração do Hyundai Tucson. Que deve ser montada em CKD pelas mãos da empresa brasileira, também em Anápolis, não antes de 2022. Seu grande destaque é o visual para lá de ousado.

Hyundai Tucson 2021
Hyundai Tucson 2021
Imagem: Divulgação

O novo Tucson tem alguns centímetros a mais que o Compass em comprimento e largura. Além disso, tem porta-malas de até 620 litros, muita tecnologia embarcada e possibilidade de contar com versões eletrificadas (híbridas leves, convencionais ou com recarga externa), todas aliadas ao já conhecido propulsor 1.6 T-GDi do atual Tucson nacional.

Hyundai Tucson 2021
Hyundai Tucson 2021
Imagem: Divulgação

Novo SUV cupê da Fiat

Este será um embate interno: a Fiat lançará no ano que vem um SUV cupê de porte médio, com traseira inspirada no conceito Fastback, do Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, e que ficará posicionado entre os Jeep Renegade e Compass no degrau de produtos do grupo Stellantis. A produção será em Betim (MG).

O modelo ainda sem nome definido (por enquanto, é conhecido pelo projeto 376) atuará no segmento C e contará com o mesmo motor 1.3 turboflex do próprio Compass. Só que será um pouco mais barato e menos refinado. 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa