Smart Fortwo vai correr o Rali Dakar

Carro será pilotado pelo espanhol Jose Luis Alvarez nos mais de 5.000 km da competição

O motor do carro rende 90 cv | Imagem: Divulgação

Encarar uma peleja como Rali Dakar é uma tarefa complicadíssima e perigosa para motos, carros ou caminhões. Imagine então com um Smart Fortwo? Pois é justamente isso que o piloto espanhol Jose Luis Alvarez vai fazer na próxima edição da competição, cuja largada será no próximo dia 20 de janeiro em Lima, no Peru.

O Fortwo desenvolvido para encarar os mais de 5.000 km do rali, que passa por algumas das regiões mais inóspitas da América do Sul, pouco tem a ver com o modelo original de rua, feito especificamente para circular a maior parte do tempo em centros urbanos.

As modificações no subcompacto de Alvarez começam pela estrutura, que foi substituída por outra com reforços mais adequados a suportar fortes impactos. O carro também possui chassi tubular para proteger o piloto em casos de acidentes e todo acabamento e equipamentos foram retirados para aliviar o peso do veículo, que não passa de 750 kg.

O Smart de rali também trocou o motor 1.0 três cilindros turbo original por bloco 0.9 bicilíndrico de 90 cv. A transmissão automatizada também foi trocada por uma caixa manual com tração 4x4, outro recurso que passa longe do Fortwo de rua. Destaque ainda para a suspensão do carrinho, que o deixa a 34 cm do solo, vão livre superior até ao de grandes jipes.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!