Solowheel é meio de transporte individual

Veículo ecológico, compacto e com apenas uma roda pode ser solução para o trânsito

O controle é pela inclinação do motorista | Imagem: divulgação

O homem inventou a roda e mudou a história. Milênios após a descoberta, o ser humano volta às origens e reinventa o objeto - mas agora sua função é outra: fugir do trânsito. Um empresa norte-americana desenvolveu o Solowheel, um meio de transporte compacto, elétrico e urbano, que tem como principal função ser uma alternativa ao trânsito, problema que afeta todas as metrópoles do mundo.

Apelidado de "Segway 2.0", o Solowheel tem como principal diferença em relação ao popular modelo o fato de ter apenas uma roda. Outra diferença significativa é a falta do manete, ou qualquer coisa que seja feito para segurar. No novo veículo, o condutor fica com as mãos livres. Para se movimentar, basta inclinar o corpo e pronto, o “carrinho” se move para lá.

E a falta de manete tem outros pontos positivos. O Solowheel é compacto, muito compacto. Ele cabe não só no porta-malas do seu carro, como embaixo de uma mesa de escritório, por exemplo.

Veja também: Toyota prepara patinete elétrico

Segundo a empresa, o veículo é capaz de percorrer até 32 quilômetros em velocidade de no máximo 16 km/h. Para tal, o Solowheel faz uso de baterias de íons de lítio e motor 100% elétrico, ou seja, com zero emissão de poluentes. O veículo pesa cerca de 10 quilos e necessita por volta de uma hora para recarregar completamente sua bateria.

O Solowheel já está à venda no exterior. Nos Estados Unidos é possível encontra-lo em anúncios na internet por US$ 1.995, cerca de R$ 4.700.