Sonet, o menor SUV da Kia, é flagrado sem camuflagem

Utilitário esportivo de pequeno porte deve ser lançado em agosto usando como base o novo Hyundai Venue
Acima o conceito Kia Sonet

Acima o conceito Kia Sonet | Imagem: Divulgação

Ainda no mês de fevereiro, a Kia apresentou no mercado indiano o conceito Sonet. Era um protótipo de um SUV de pequeno porte e com menos de 4 metros de comprimento para receber isenções fiscais naquele país. Uma futura versão de produção dessa novidade já estava prevista e deve ser baseada no Hyundai Venue, o “mini-Creta” que já foi apresentado por lá.

A novidade deve chegar apenas no próximo mês, mas foi flagrada praticamente sem camuflagens. O site indiano Motoroids conseguiu imagens do novo Kia Sonet exibindo a traseira sem nenhum disfarce. Não só isso: o novo utilitário esportivo da marca sul-coreana foi fotografado em sua versão mais básica, confirmando que as configurações baratas terão calotas de série.

Flagra do Kia Sonet de produção
Flagra do Kia Sonet de produção
Imagem: Motoroids/reprodução internet

A traseira parece seguir exatamente a atual linguagem visual da Kia, como visto no Sorento e no Sportage. As lanternas traseiras são bem afiladas e interligadas de ponta a ponta por meio de um filete plástico vermelho, dando a impressão de ser uma peça única. Nas laterais da janela traseira há uma dupla de peças plásticas, mimetizando janelas espia. A abertura do tampão aparenta ser bem elevada, enquanto um acabamento plástico de cor prata ocupa quase metade do para-choque traseiro, que deve ser pintado apenas até a metade nessa configuração de entrada.

Como compartilha a plataforma com o Hyundai Venue, o Kia Sonet de produção deve oferecer as mesmas opções de motorização. Seriam assim três propulsores disponíveis: 1.2 a gasolina, 1.0 turbo a gasolina e 1.5 turbodiesel. Para a transmissão, o primeiro motor oferecerá câmbio manual de cinco marchas, enquanto os outros terão seis relações.

No modelo da Hyundai, o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades  aparece apenas a partir do motor 1.0 turbo. No entanto, especula-se na Índia que a Kia deverá oferecer ao menos uma opção de câmbio automático em conjunto o motor turbodiesel, algo que a Hyundai não disponibiliza por lá no Venue.

Acima o conceito Kia Sonet
Acima o conceito Kia Sonet
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!