Strada e HB20 lideraram as vendas em 2021; Fiat é a marca mais vendida

Picape garantiu o 1º lugar enquanto hatch da Hyundai superou o rival Argo no final do ano. Vendas foram levemente superiores a 2020
Fiat Strada 2022

Fiat Strada 2022 | Imagem: Divulgação

O mercado de veículos novos no Brasil tem um novo líder, a picape Strada, da Fiat. O modelo, que ganhou uma nova geração, maior e mais moderna, terminou 2021 com mais de 109 mil unidades emplacadas.

Trata-se de um volume bastante baixo e que não teria suficiente para desbancar o Onix em 2020, por exemplo. Culpa da escassez de componentes, que afetou a produção durante todo o ano passado e embaralhou o ranking de vendas.

Por falar no modelo da Chevrolet, o ex-líder acabou bastante afetado, o que permitiu que seus rivais HB20 e Argo terminassem o ano à sua frente. Ainda assim, o Onix foi novamente o veículo leve mais vendido de dezembro, com mais de 11,5 mil unidades emplacadas – os dados ainda são preliminares.

Como AUTOO mostrou, o HB20 conseguiu superar o Argo em dezembro e com isso sagrou-se vice-líder e automóvel mais vendido do Brasil, com 86,4 mil unidades emplacadas. O Fiat, por sinal, perdeu fôlego no mês passado, tendo sido ultrapassado até mesmo pelo sedã Cronos, produzido na Argentina.

Veja também:

Segundo levantamento do site, foram emplacados 1,975 milhão de veículos leves no Brasil em 2021, uma ligeira alta de 1,3%. Apesar disso, dezembro teve o pior volume de emplacamentos para esse período desde 2008. Foram vendidas 193 mil unidades contra 183 mil há pouco mais de 13 anos.

A Fiat foi a marca mais vendida do país com 431 mil unidades emplacadas, seguida da Volkswagen, com 306 mil veículos. Graças à recuperação no último trimestre, a Chevrolet terminou 2021 com mais de 242 mil emplacamentos.

Com a capitulação da Ford, que desistiu de disputar o mercado de grande volume no Brasil, coube à Hyundai ocupar o 4º lugar, mas com a Toyota muito próxima, em 5º. Nas demais posições do Top 10, não houve grande concorrência, mas uma novidade, a CAOA Chery em 10º lugar.