A eletrificação dos automóveis é um caminho inexorável para o futuro e, para não ficar de fora dessa tendência e cumprir limites de emissões e consumo cada vez mais restritivos, a Subaru apresentou o primeiro híbrido plug-in de sua história.

Caberá ao Crosstrek lançar o sistema Subaru StarDrive, como a montadora japonesa vai chamar o seu conjunto de propulsão. De acordo com a marca, o Subaru StarDrive consiste da união do motor 2.0 boxer com injeção direta com dois motores elétricos. Um deles funciona como um alternador/gerador e pode ajudar a carregar o conjunto de baterias recuperando a energia usada nas frenagens, por exemplo. Já o segundo motor elétrico é utilizado para ajudar a impulsionar o automóvel quando ele roda nos modos híbrido ou elétrico. Segundo dados da Subaru, o Crosstrek Hybrid é capaz percorrer uma distância de cerca de 27 km somente no modo elétrico desde que as baterias estejam plenamente carregadas.

Interessante destacar que, ainda no modo puramente elétrico, o Crosstrek Hybrid consegue alcançar até 105 km/h de velocidade máxima. A autonomia total do modelo é de 770 km e a Subaru adianta que o modelo entrega um desempenho ainda melhor do que o Crosstrek convencional.

Mesmo com o novo conjunto propulsor, o Crosstrek Hybrid não abre mão do sistema de tração integral simétrico da marca e conta com um novo câmbio automático de relações continuamente variáveis (CVT).

O Subaru Crosstrek Hybrid 2019 começará a ser vendido ainda neste ano nos EUA. Entramos em contato com os representantes da Subaru no Brasil para saber se existe intenção de importar o Crosstrek híbrido ao país, mas até o momento não obtivemos retorno.  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/