SUV 100% elétrico da Toyota tem primeira imagem revelada

De porte semelhante ao RAV4, modelo será apresentado na próxima segunda-feira e deve ser vendido como parte da família BZ (Beyond Zero)
A frente do inédito SUV 100 elétrico da Toyota

A frente do inédito SUV 100 elétrico da Toyota | Imagem: Divulgação

A Toyota revelou nesta semana a primeira imagem do seu primeiro veículo 100% elétrico e que deve fazer parte da inédita família Beyond Zero. Trata-se de um SUV de porte semelhante ao RAV4 e que será apresentado oficialmente na próxima segunda-feira, 19.

A foto mostra apenas parte da frente do novo carro, que traz o logo da Toyota com fundo azulado, como ocorre com seus veículos mais sustentáveis. O visual segue as linhas antecipadas por um grupo de conceitos revelada pela marca japonesa no começo do ano, quando anunciou seu programa de carros EV (veículos elétricos).

Embora ainda não seja confirmado, a Toyota deve batizar essa nova linha de carros com a sigla BZ seguida de uma numeração. O SUV médio, por exemplo, é cotado para se chamar BZ3 ou BZ4, segundo rumores na Europa.

Os carros 100% elétricos da Toyota utilizarão a plataforma e-TNGA, derivada da arquitetura usada por veículos convencionais. A previsão é que nada menos que 10 modelos elétricos sejam lançados nos próximos anos, numa ofensiva que mostra que a montadora quer recuperar o tempo perdido.

Estratégia cautelosa

Embora domine o mercado de veículos híbridos, a Toyota patinou na tecnologia de modelos movidos apenas a bateria. Como é costume da empresa japonesa, a estratégia foi mais cautelosa, esperando por um momento mais seguro para partir para a mudança de matriz energética de seus carros.

A Toyota lançará seis modelos totalmente elétricos nos próximos anos
A Toyota lançará seis modelos totalmente elétricos nos próximos anos
Imagem: Divulgação

Com o aumento das restrições aos motores a combustão em mercados importantes, todas as montadoras estão apressando seus projetos de eletrificação e não poderia ser diferente com a Toyota.

Curiosamente, o primeiro modelo BZ será mostrado na China, no Salão de Xangai, o que pode significar que a Toyota ainda pode ter outros carros elétricos na manga para revelar nos próximos meses. Apesar disso, esse primeiro SUV será focado na Europa, cuja divisão fez questão de soltar o teaser nesta segunda-feira.

No Velho Continente, que está endurecendo a legislação para emissão de poluentes, a marca pretende que menos de 10% de seus carros sejam movidos a combustão até 2025.

Resta a expectativa em saber se a Toyota apresentará um projeto de carro 100% elétrico convencional ou se inovará, como se especula. Há quem aposte que os japoneses podem lançar seus modelos com baterias em estado sólido, o que significaria um volume interno menor e mais autonomia além de carregamento mais rápido.