SUV do Toyota Yaris europeu deve estrear no segundo semestre

Primeiro utilitário esportivo compacto da marca deve trazer motorização híbrida e variação da plataforma modular do hatch
Nova geração do Toyota Yaris europeu em sua configuração híbrida

Nova geração do Toyota Yaris europeu em sua configuração híbrida | Imagem: Divulgação

Apesar de o único SUV oferecido atualmente pela Toyota no Brasil ser o RAV4, maior e menos acessível, na Europa, a marca já oferece o C-HR híbrido no mercado de modelos do porte do Honda HR-V e similares. E a marca não quer parar por aí e deve mostrar novidades para o crescente mercado de utilitários esportivos por lá. 

Segundo o site Auto Express, a Toyota deverá revelar um novo SUV compacto abaixo do C-HR para o mercado o europeu já no segundo semestre de 2020, devendo brigar com modelos como o Nissan Juke, não oferecido por aqui, e o Renault Captur que, ao contrário do modelo brasileiro, por lá é menor e utiliza a moderna plataforma da atual geração do Clio.

Para concorrer no segmento dos utilitários esportivos compactos na Europa, o novo SUV da Toyota deverá ter um comprimento de cerca de 4 metros, abrindo a possibilidade para ser oferecido também no mercado indiano, se aproveitando da taxação menor para veículos mais curtos. Seria a primeira vez que a Toyota entraria no segmento dos SUVs compactos.

A novidade utilizaria como base a plataforma do Toyota Yaris europeu que, diferentemente do brasileiro, utiliza a plataforma modular GA-B da marca. Originalmente, ela permite uma construção com suspensão Macpherson na dianteira e com eixo de torção na traseira. No entanto, pode ser feita com suspensão traseira multibraço, o que daria abertura para equipar esse novo SUV compacto da Toyota com tração integral.

Segundo a publicação, o pequeno SUV da Toyota baseado no Yaris europeu deve se aproveitar da flexibilidade da plataforma GA-B e trazer uma carroceria mais elevada, com maior entre-eixos e bitola (distância entre as rodas de um mesmo eixo) mais larga.

Em termos de motorização, a novidade deverá trazer sob o capô o conjunto híbrido formado por um motor a gasolina 1.5 e um elétrico, gerando cerca de 115 cv de potência, mas uma configuração sem eletrificação também poderá ser oferecida em determinados mercados.

Nova geração do Toyota Yaris europeu em sua configuração híbrida
Nova geração do Toyota Yaris europeu em sua configuração híbrida
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!
Tags