SUVs já respondem por 35% das vendas de carros de passeio no mundo

Dado é relativo ao primeiro semestre deste ano, que aponta alta na participação de 13% sobre 2017
Toyota RAV4 2019

Toyota RAV4 2019 | Imagem: Divulgação

Com uma perspectiva de crescer ainda mais, a participação dos SUVs no mercado global de carros de passeio já atingiu 34,4% no primeiro semestre de 2018. Segundo a Focus2move, responsável pelo levantamento, o número corresponde a um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2017. Considerando todos os tamanhos de utilitários esportivos, foram emplacados 16,1 milhões de SUVs no primeiro semestre deste ano em todo mundo.

Segundo a classificação da Focus2move, baseada no sistema europeu, os SUVs do segmento C (médio) respondem pela maior parte dos emplacamentos, no caso 57,2%. Essa categoria inclui modelos de 4,20 a 4,50 m de comprimento. Logo acima, os representantes do segmento D respondem por 35,2% das vendas, o que denota uma clara preferência do público global por modelos de maior porte.

O Toyota RAV4, apesar da participação discreta no Brasil, segue no topo do ranking da preferência global amparado em grande parte pelo sucesso que registra nos EUA. De janeiro a julho deste ano ele foi a escolha de 408.649 consumidores no mundo. 

Surpreendendo pelo avanço registrado a cada levantamento, o Volkswagen Tiguan caminha para ultrapassar o Toyota. Levando em conta todas as suas configurações e versões, o Tiguan registrou 405.074 unidades emplacadas no mundo no primeiro semestre de 2018, uma alta de notáveis 16,3% comparado com o mesmo período de 2017. Lançado em abril deste ano no Brasil, a nova geração do Volkswagen chega ao país apenas na carroceria Allspace, que conta com entre-eixos alongado em capacidade para 5 ou 7 passageiros. Em julho deste ano, como você pode conferir em nosso ranking, o Tiguan Allspace registrou por aqui 414 unidades vendidas.

Seguindo a lista dos SUVs mais vendidos ao redor do mundo, o Honda CR-V aparece na terceira posição (338.346 emplacamentos), seguido pela nova geração do Hyundai Tucson, já montada e vendida no Brasil, com 278.987 unidades vendidas e o Nissan Qashqai no quinto lugar com 272.047 unidades vendidas ao redor do mundo no primeiro semestre.