Tecnologia NFT já está presente em um carro nacional

Nissan Kicks Play chega ao mercado com certificado de arte digital
Nissan Kicks 2022

Nissan Kicks 2022 | Imagem: Divulgação

Tecnologia baseada no em blockchain e criptografia que está ganhando cada vez mais força em diversos setores que envolvem propriedade intelectual, os NFTs (Non Fungible Tokens) passam a figurar também no universo automotivo, inclusive em um automóvel produzido no Brasil.

A Nissan anunciou nesta segunda-feira (4) a chegada do Kicks XPlay em sua rede de concessionárias, série especial que já havia sido apresentada previamente.

Os futuros mil proprietários do SUV compacto em sua série especial ganharão um NFT de uma peça de criptografia feita pelo artista digital brasileiro Fesq com base nos desenhos de esboços do design da novidade, relata a Nissan. O certificado em questão garante a autenticidade de obras digitais. 

No caso Kicks XPlay, limitado a mil unidades no mercado brasileiro, os trabalhos do artista brasileiro Fesq foram inspirados nos esboços do desenvolvimento da nova série feitos pela equipe de design do Nissan Design Estúdio América Latina (NDLA).

A tecnologia dos NFTs oferecem segurança à manipulação dos tokens, que são únicos e registrados para dar a autenticidade às obras. Eles estão alocados na Ethereum, principal rede blockchain para aplicações do mundo. 

O Kicks XPlay terá preço sugerido de R$ 122.990 e traz como destaques entre seus itens de série sistema de chave presencial, acendimento automático dos faróis, controles de tração e estabilidade, 6 airbags, espelho retrovisor eletrocrômico, entre outros. A configuração toma como base o motor 1.6 16V e a transmissão automática CVT. 

Nissan Kicks 2022
Nissan Kicks 2022
Imagem: Divulgação