Tesla prepara crossover 100% elétrico

Protótipo Model X será apresentado no Salão de Chicago, em fevereiro

Tesla prepara ingresso entre os SUVs | Imagem: Tesla

A Tesla Motors é atualmente uma montadora de automóveis elétricos sem nenhum produto na loja. Simples assim. Com a descontinuação do esportivo Roadster no final de 2011 e os atrasos nos preparativos para produção o sedã Model S a marca ficou desfalcada no quesito “ofertas”. Mesmo assim, a fabricante prepara mais um conceito elétrico para o futuro.

Segundo o website norte-americano AutoGuide, a empresa californiana mostrará no Salão de Chicago, em fevereiro próximo nos Estados Unidos, o protótipo “Model X”, um crossover com motorização totalmente movida por baterias.

O Model X, conforme a fonte, terá parte da tecnologia aplicada ao RAV4 EV, crossover elétrico desenvolvido pela Toyota em parceria com a Tesla, que cedeu o motor e seu conhecimento com baterias de alta capacidade e especificas para carros.

Famosa nos EUA, a Tesla recentemente anunciou a chegada a chegada do Model S para o início deste ano, mas nenhum modelo ainda chegou às lojas – o preço começa em US$ 49.000 (cerca de R$ 86.500). E a performance do veículo chama atenção. De acordo com a fábrica, o sedã vai do 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos e tem alcance de 480 km, um número e tanto para um carro totalmente elétrico.

Tesla Motors pode chegar ao Brasil em 2014

Como funciona?

O conceito de grande autonomia dos carros Tesla é tão simples quanto antigo. Para obter o longo alcance que têm, os veículos da marca levam uma enorme quantidade de baterias, mais precisamente uma plataforma inteira “recheada” de lítio, o material que armazena a eletricidade – é o mesmo elemento de baterias de celular.

A energia move o move o eixo do motor elétrico, uma espécie de disco com pólos invertidos em constante ação. A transmissão tem apenas duas marchas: para frente e para trás. Já a recarga pode ser feita na tomada de casa e leva mais de 8 horas.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!