Teste: Mercedes-AMG CLA 45 S e seus 421 cv

Cupê de quatro portas surpreende pelo alto desempenho proporcionado pelo motor 2.0 mais potente do mundo
Mercedes-Benz CLA 2021

Mercedes-Benz CLA 2021 | Imagem: Leo Alves

Nos anos 1990, a Chevrolet surpreendeu o mundo quando mostrou o Calibra e o Vectra GSI com motor 2.0 de 150 cv. Afinal, era uma potência considerável para um propulsor de 2 litros, sendo bem superior aos propulsores da concorrência. Quase 30 anos depois, a Mercedes-Benz faz esse número de potência parecer pequeno com o seu 2.0 biturbo de 421 cv, que é o responsável por mover o Mercedes-AMG CLA 45 S deste teste.

E este carro é um daqueles que transmite velocidade só de olhar. Afinal, todo o desenho externo faz com que ele pareça rápido mesmo parado. Evidentemente as rodas grandes de 19 polegadas ajudam nesse sentido, bem como a chamativa cor Amarelo Sol, que torce pescoços por onde passa, o que inviabiliza qualquer tentativa de ser discreto com este carro. Para isso é melhor optar pelas tonalidades mais neutras, como a Branco Digital, Preto Cosmos, Azul Denim, Prata Iridium e Cinza Montanha.

Acontece que o CLA 45 S não é rápido só no visual. Ele é um autêntico esportivo da linhagem AMG da Mercedes. E a versão 45 S é a mais potente do cupê de quatro portas derivado do Classe A. Convenhamos que se trata de um sedã com caimento de teto acentuado, mas a marca faz questão de chamá-lo de cupê. Tanto que não há molduras nas portas deste carro, como acontece em todos os veículos cupês da marca alemã.

De volta ao desempenho, é impressionante o tanto de força que é extraída de um propulsor tão pequeno. E olha que o ápice da potência só surge a 6.750 rpm, enquanto que o torque pleno de 51 kgfm é obtido entre 5 mil e 5.250 rpm. Porém, basta encostar no acelerador para sentir todo o potencial do carro.

Veloz e estável 

Para adicionar ainda mais pimenta no desempenho, é possível mudar os modos de condução do esportivo. Durante o uso na cidade o modo escolhido foi o Comfort, que até entrega um bom nível de conforto. A suspensão não fica tão dura e basta pisar mais forte para o motor mostrar sua fúria. Nas estradas usei os modos Sport e Sport +, que mudam a resposta do carro, deixam o acelerador mais sensível, endurecem a suspensão e alteram até o ronco do motor, deixando mais alto e grave. 

São nesses modos que é possível sentir melhor do que o carro é capaz. Porém, apenas em uma pista seria possível saber ao certo qual é o limite do CLA 45 S. Afinal, há um outro modo de condução voltado para o uso em autódromos, o Race. 

Mas mesmo sem poder ir até um autódromo com o cupê, ficou claro o quanto ele consegue ser veloz. Outro ponto positivo na condução do esportivo é a sua estabilidade. Nesse aspecto, a tração integral ajuda a vida dos pilotos, já que há tração nos dois eixos, deixando a traseira do carro mais controlada do que a do C 63 S, por exemplo, que tem tração apenas nas rodas de trás. 

Ao entrar rápido em uma curva, o carro responde imediatamente e transmite uma certa tranquilidade ao condutor. Claro que ele se tornaria mais arisco ao desativar os controles de estabilidade e tração, mas com tudo ativado ele é um carro tranquilo para se usar até mesmo na cidade.

Interior

Por mais que se trate de um esportivo, a carroceria de três volumes acaba tendo lá sua praticidade. O espaço para a bagagem é equivalente ao de um Toyota Corolla, com os 460 litros de capacidade. Já o espaço interno é razoável para quatro adultos, e apertado para cinco. 

Mesmo com 4,72 m de entre-eixos, há pouco espaço para as pernas de quem viaja no banco traseiro. Sem contar que a queda acentuada do teto rouba centímetros preciosos para acomodar a cabeça de ocupantes com mais de 1,80 m que viajam no banco de trás. Nesse caso, o ideal é acomodar quem for mais alto no banco do carona.

Outra característica do interior do CLA 45 S é o relativo luxo de sua cabine. Por ser derivado do Classe A, ele não é tão refinado quanto o já citado C 63 S. Mas isso não quer dizer que não há luxos. Pelo contrário, há couro e Alcântara em quase toda a cabine, além do uso abundante de materiais sensíveis ao toque.

Um detalhe que divide opiniões é o uso de LEDs coloridos no painel central e das portas dianteiras. É possível personalizá-los de acordo com o gosto dos ocupantes, mudando as cores ou usando os modos pré-definidos e que podem ser escolhidos na central multimídia.

Por falar nela, trata-se da peça de 10 polegadas que se une ao painel de instrumentos digital de mesmo tamanho. Ela conta com Android Auto e Apple CarPlay, mas confesso que senti falta de um espelhamento sem fio. Por ser um carro de mais de R$ 500 mil, este item faz falta. Ainda mais que já há o carregamento por indução do celular.

Bom esportivo?

De fato, o CLA 45 S cumpre seu papel. É um carro veloz e que acelera o coração de quem aprecia um autêntico esportivo alemão. Porém, seu preço sugerido de R$ 546.900 é alto. Por mais que o BMW M235i XDrive Grand Coupé seja menos potente, ele custa R$ 390 mil e tem bons 306 cv de potência. Nessa faixa de preço há até modelos maiores, como o BMW M340i, que é maior e conta com 387 cv. Até mesmo alguns modelos da Porsche são mais em conta, embora a proposta seja diferente.

Portanto, o CLA 45 S é um carro extremamente divertido para quem está disposto a ter um alto nível de performance. E caso queira economizar um pouco e levar menos potência, mas no mesmo carro, há ainda o CLA 35 com 306 cv por R$ 431.900.

Mercedes-Benz CLA 2021
Mercedes-Benz CLA 2021
Imagem: Leo Alves

Ficha técnica

Mercedes-AMG CLA 45 S 2021 4Matic 2.0 16V gasolina automático integral 4p
Preço R$ 546.900 (09/2021)
Categoria Esportivo médio
Motor 4 cilindros, 1991 cm³
Potência 421 cv a 6750 rpm (gasolina)
Torque 51 kgfm a 5000 rpm
Dimensões Comprimento 4,693 m, largura 1,857 m, altura 1,413 m, entreeixos 2,729 m
Peso em ordem de marcha 1600 kg
Tanque de combustível 51 litros
Porta-malas 460 litros
Veja ficha completa

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa

Tudo sobre o Mercedes-AMG CLA 45 S

Mercedes-AMG CLA 45 S