Previsto para ser apresentado no próximo dia 5 no Salão de Nova Delhi, o Etios, compacto que a Toyota fará no Brasil em 2011 na nova fábrica de Sorocaba, será um sedã.

Ao menos é o que mostra um vídeo da montadora que antecipa alguns traços do modelo. E, para um carro que tende a ser barato, o Etios terá linhas bem ousadas. Aliás, o perfil da carroceria dá a entender que é baixo e elegante – a traseira mostra a lanterna e a tampa do porta-malas com vários frisos, o que teoricamente configura um custo mais alto de produção.

Para muitos, o Etios seria um hatchback, carroceria mais popular e barata, ideal para países como o Brasil e a Índia, onde será lançado inicialmente, mas o fato de a primeira versão ser um sedã muda a visão sobre a estratégia da Toyota. Já é possível imaginar que o modelo possa ser na pior das hipóteses um rival para o Logan ou até para o City, da Honda.

O anúncio mostra também a preocupação da Toyota com a imagem de qualidade em produto teoricamente barato. A letra “Q” em vermelho se destaca durante o vídeo compondo a frase “Quality Revolution” (revolução de qualidade), uma promessa que a marca japonesa parece ter descoberto algumas fórmula mágica de produzir um carro barato e bom.

Os próximos dias prometem mais novidades sobre o Etios. Será esse mesmo o nome dele?

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/