Um inusitado recall foi feito pela Toyota nos Estados Unidos, mas que tomou proporções gigantescas devido ao fato de atingir 3,4 milhões da montadora. E a causa parece até inofensiva: um tapete mal fixado.

Cerca de 100 acidentes nos últimos meses chamaram a atenção do NHTSA, órgão responsável pelo trânsito no país e a suspeita recaiu sobre o tapete do motorista, que teria deslizado para a frente e bloqueado o pedal do acelerador na posição máxima. Com isso, alguns motoristas não teriam conseguido frear seus veículos – cinco mortes são atribuídas ao problema.

Sem uma solução definitiva, a Toyota pediu esta semana que todos os donos dos carros envolvidos – o sedã Camry, o carro mais vendido dos EUA, e outros modelos como o híbrodo Prius – que retirem o tapete, não importando a marca.

Há também uma série de instruções caso o proprietário enfrente o problema antes de retirar o tapete. No Brasil, apenas o Camry e o sedã ES 350, da Lexus, são vendidos, mas a Toyota brasileira ainda não divulgou nenhuma recomendação.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/