A família Prius da Toyota está em processo de crescimento. Já oferecido na versão tradicional (uma espécie de sedã com hatchback) e station-wagon V, o modelo em breve também terá uma opção compacta ao estilo monovolume com quatro portas, como prova os flagras de autoria do website britânico AutoExpress, que fotografou um exemplar do carro rodando na Europa com pesada camuflagem.

O carro é a provável continuação do conceito Prius C, apresentado em janeiro deste ano durante o Salão de Detroit, nos Estados Unidos. Na ocasião, o modelo foi proposto pela Toyota como uma opção mais esportiva e descontraída para o segmento dos carros híbridos, que são na maioria veículos com visual e performance mais contidas.

Segundo a publicação, o Prius C será impulsionado pela união de um motor 1.5 ou 1.8 a gasolina associado a outro elétrico, que atuará a todo momento quando o carro estiver em fase de aceleração para poupar combustível e reduzir emissões – a expectativa gira abaixo de 80 g/km de CO2.

Com lançamento esperado para meados de 2012 – o lançamento deve ocorrer durante o próximo Salão de Detroit – o futuro Prius será o rival ideal do Honda CR-Z, o primeiro carro híbrido concebido com apelo esportivo.

Thiago Vinholes

|