Toyota lança híbrido Prius no Brasil

Modelo apresentado no Salão de SP custa R$ 120.830; consumo médio é de 25 km/l

Toyota Prius | Imagem: Toyota

O carro híbrido mais vendido do mundo, o Prius, enfim está disponível no Brasil para o público final – o modelo já opera com taxistas desde dezembro de 2012. A Toyota anunciou nesta quinta-feira (17) o início das vendas do carro em suas 139 concessionárias pelo País. Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado, o veículo japonês chega ao mercado nacional com preço fixado em R$ 120.830.

Equipado com um motor 1.8 a gasolina de 98 cv e outro elétrico de 80 cv, o veículo chega a potência combinada de 138 cv, que é controlada por um câmbio CVT, com relações infinitas.

Apesar de caro, o Prius prova seu valor com um interessante desempenho de consumo de combustível. Segundo a marca, o carro pode alcançar médias de até 25 km por litro de gasolina consumido, o que o coloca como um dos automóveis mais eficientes do Brasil. Esse número ainda pode ser zerado, já que o híbrido da Toyota também pode circular usando apenas o propulsor elétrico alimentado por baterias de íon lítio.

Avaliação: Toyota Prius roda mais de 1.000 km com um tanque

O modo 100% elétrico, porém, é limitado. Nessa condição o Prius alcança somente 50 km/h e o alcance fica abaixo dos 5 km. Já com os dois motores em funcionamento e o tanque de 40 litros de gasolina completo, a autonomia pode superar os 1.000 km.

A recarga das baterias do motor elétrico dispensam conexão externa. O reabastecimento do sistema é feito pelo próprio carro, pela ação do motor a combustão e pelo sistema de freios regenerativos, que acumulam energia a cada frenagem realizada pelo condutor.

Também colaboram no lado eficiente do Prius o design aerodinâmico da carroceria e pneus de baixo atrito, que ajudam a diminuir o esforço do conjunto mecânico para mover o carro. No mais, o híbrido da Toyota é como um automóvel normal: traz ar condicionado digital, direção com assistência elétrica, bancos em couro e conta com espaço para até 5 ocupantes e o porta-malas comporta 445 litros.

O Prius foi lançado mundialmente em 1997 e está em sua terceira geração. Desde então, cerca de 3,5 milhões de unidades já foram adquiridas, principalmente em mercados como Estados Unidos, Europa e Japão, onde é o carro mais vendido há três anos seguidos.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!