Toyota ME.WE é o carro contra excessos

Conceito de construção simples é compacto, conversível, crossover e picape, tudo ao mesmo tempo

O carro foi criado em parcerira com o arquiteto francês Jean-Marie Massaud | Imagem: Toyota

Enquanto algumas montadoras projetam carros extremamente complexos, repletos de detalhes de decoração e novos recursos tecnológicos, a Toyota parte para o caminho oposto. A montadora japonesa criou em parceria com o renomado arquiteto francês Jean-Marie Massaud o conceito ME.WE, cujo principal objetivo é ser “simples”. Mas isso não o torna menos interessante, muito pelo contrário.

O veículo tem uma construção simplificada, baseada em uma estrutura tubular de alumínio coberta por painéis de polipropileno, um tipo de plástico de fácil manuseio e totalmente reciclável.

A carroceria do ME.WE é composta por 10 desses painéis, que podem ser facilmente desencaixados e remontados. Essa característica permitiu a fabricante criar diversos formatos para o carro, que pode se transformar em compacto, conversível, crossover ou então uma picape. Basta encaixar as peças da estrutura – cada painel pesa 14 kg e o peso total do veículo é de apenas 750 kg.

Veja mais: Nova geração do Toyota RAV4 chega ao Brasil em maio

O interior é minimalista e contém somente o necessário para a condução e transporte. O painel de instrumentos, por exemplo, reúne apenas as funções de velocímetro, GPS e carga das baterias responsável pela propulsão – o protótipo conta com quatro motores elétricos, uma para cada roda (por isso o carro pode ter tração dianteira ou 4x4). Já o acabamento interno é feito com fibras de bambu.

O conceito será exposto no Le Rendez-vouz Toyota, a showroom conceitual da marca japonesa na aclamada Avenida Champs Elysees, em Paris.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!