Toyota trabalha em versão esportiva para Yaris ou Corolla no Brasil e região

Informação foi revelada por executivo da marca na Argentina durante entrevista
Toyota Yaris GR-S Concept

Toyota Yaris GR-S Concept | Imagem: Divulgação

Uma entrevista muito reveladora foi concedida por Daniel Herrero, presidente da Toyota na Argentina, ao site argentino CarsDrive.

Além de abordar temas como a indústria local e o posicionamento da Toyota no país vizinho, Herrero anunciou um ponto interessante envolvendo a divisão esportiva Gazoo Racing (GR).

Segundo o executivo, que se declarou o responsável pelo desenvolvimento de produtos com a chancela esportiva da marca para a região, a Toyota prepara seu primeiro carro de passeio a ostentar a grife GR. 

Herrero explica que “provavelmente” o automóvel de passeio com a orientação mais esportiva será apresentado em 2020 e o contemplado poderá ser o Yaris ou o Corolla.

Questionado pelo site se podemos esperar um Yaris com o novo motor 2.0 Dynamic Force presente nas versões de entrada do novo Corolla, Herrero comenta que isso “pode ser” considerado, acrescentando que um motor de menor deslocamento, porém sobrealimentado por turbo, também está em análise.

É bom lembrar que, no Salão de São Paulo 2018, a Toyota exibiu um Yaris conceitual com a grife GR-S, mas, à época, declarou que ele não seria comercializado. A Volkswagen, no início de 2020, vai colocar no mercado o Virtus e o Polo GTS e a Renault já oferece atualmente o Sandero R.S., portanto existe um inegável nicho de mercado para a Toyota explorar entre os hatches compactos esportivos.  

Toyota Raize

Uma notícia que foi amplamente veiculada no Brasil recentemente foi o vazamento das primeiras imagens do Toyota Raize na Índia, modelo que foi lançado recentemente no Japão.

De acordo com Herrero, a novidade não será o SUV compacto da Toyota fabricado no Brasil. “É possível analisar a sua oferta mais para frente, mas ele não está em estudo para nosso mercado agora”, declarou.

O executivo destaca que o investimento anunciado pela Toyota para sua unidade em Sorocaba (SP) é destinado a um outro produto. “Nós podemos importar o Raize para testar a receptividade do público e eventualmente produzi-lo localmente, mas isso é algo distante”, explicou Herrero.

Segundo apuração recente do site Autos Segredos, o futuro SUV compacto da Toyota no Brasil será um modelo exclusivo para a América Latina, utilizando a mesma plataforma Entry Family Car aplicada no Yaris e no Etios fabricados em Sorocaba.

Chamado internamente de Projeto 740B, relata o Autos Segredos, o inédito SUV compacto da Toyota deverá contar com propulsão híbrida flex em suas versões topo de linha. A novidade é esperada para estrear no mercado brasileiro em 2021.

 

Acima o Toyota Raize lançado recentemente no Japão
Acima o Toyota Raize lançado recentemente no Japão
Imagem: Divulgação

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!