V8 biturbo da Ferrari é o melhor motor do mundo em 2018

Confira os demais vencedores por categoria, alguns deles também presentes em carros brasileiros
Motor 3.9 V8 biturbo da Ferrari, eleito o melhor do mundo em 2018

Motor 3.9 V8 biturbo da Ferrari, eleito o melhor do mundo em 2018 | Imagem: Divulgação

A revista Engine Technology International divulgou nesta semana sua aguardada lista reunindo os melhores motores neste ano. A eleição é feita por um júri reunindo 68 jornalistas que participam voluntariamente oriundos de 31 países, incluindo o Brasil.

O grande campeão neste ano, agraciado com o o título International Engine of the Year foi o motor 3.9 V8 biturbo da Ferrari, presente em modelos da linha 488 GTB, 488 Spider e 488 Pista. O propulsor obteve 489 pontos na classificação geral, bem a frente do segundo colocado, no caso o 3.0 de 6 cilindros da Porsche, que alcançou 198 pontos.

A Ferrari mostra-se uma marca verdadeiramente destacada quando o assunto envolve motores, já que, em terceiro lugar figurou outro propulsor da empresa, no caso o 6.5 V12 presente na Ferrari 812 Superfast. A unidade em questão obteve 152 pontos do júri.

No extremo da lista, entre os propulsores abaixo de 1 litro de deslocamento, o grande campeão foi o 1.0 TSI da Volkwagen em sua versão mais moderna, que hoje equipa o up! GTI na Europa. O 1.0 EcoBoost da Ford ficou em segundo lugar na categoria.

No intervalo entre 1.0 e 1.4 litro, o melhor motor do mundo nessa categoria foi o 1.2 com 3 cilindros turbo utilizado por modelos da PSA. No Brasil, a unidade está presente em modelos como o Peugeot 208 e o Citroën C3, porém em sua variante aspirada. Em segundo lugar na categoria em questão figura o propulsor 1.4 TFSI ACT do grupo Volkswagen, que equipa modelos como o Volkswagen Tiguan e o Audi Q2 no Velho Continente.

Logo acima, na faixa de 1.4 a 1.8 litro, o campeão foi 1.5 de 3 cilindros da BMW que trabalha em conjunto com um motor elétrico no BMW i8 formando uma dupla híbrida. Entre os motores de 1.8 a 2.0 litros o melhor na opinião do júri especializado foi o 2.0 turbo da Porsche e, na faixa de 2.0 a 2.5 litro está o 2.5 de 5 cilindros turbo da alemã Audi, propulsor que figura no RS 3, TT RS e RS Q3.

Subindo para um patamar mais nobre, o 3.0 de 6 cilindros turbo, também da Porsche foi o melhor no intervalo de 2.5 a 3 litros. De 3 a 4 litros de deslocamento o vitorioso foi o já citado 3.9 V8 biturbo da Ferrari, que também levou a premiação máxima. O V8 biturbo ainda foi agraciado com título de Performance Engine para este ano.

Acima dos 4 litros de desclocamento está o 6.5 V12 da Ferrari, que também levou a categoria New Engine em 2018.

O troféu para os carros limpos ficou com o conjunto elétrico da Tesla, que levou o título de Green Engine. A marca norte-americana também faturou a categoria de Electric Powertrain neste ano.

Tags

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!