Veja as vantagens do freio de estacionamento elétrico

Acionado por apenas um botão, além de mais seguro ele traz mais comodidade ao usuário como auxílio em rampas
Honda Accord 2019

Honda Accord 2019 | Imagem: Divulgação

Todo mundo sabe que para deixar o veículo parado, ao guardá-lo na garagem ou na rua, é necessário utilizar o freio de estacionamento. Antes o freio para isso era acionado manualmente, através de alavanca que precisava ser puxada e, assim, ficou popularmente chamado de "freio de mão". Também existe a versão de pisar num pedal localizado no canto esquerdo, próximo de onde estaria o pedal de embreagem. Mas hoje existem sistemas elétricos nos modelos mais sofisticados, que substitui o sistema convencional.

Normalmente esse sistema possui atuadores de freio, que são unidades eletromecânicas que integram as pinças de freio traseiras. Com o auxílio de um motor elétrico elas transformam o acionamento de freio de estacionamento em uma força direcionada, que empurra as pastilhas contra os discos por meio de sistemas de transmissão.

Funcionamento

  1. O motorista aciona o freio de estacionamento por meio de tecla no console central;
  2. A unidade de comando se comunica com a rede CAN do ABS e identifica a velocidade do veículo;
  3. Os dois motores das rodas traseiras são controlados pela unidade de comando e o freio é acionado eletromecanicamente;

Vantagens

 

  • Por ser acionado por um botão, sobre mais espaço na cabine, uma vez que não é necessária a alavanca.
  • Outros benefícios normalmente são agregados ao freio de estacionamento elétrico, como o auxílio de partida em rampas e o Auto-Hold, que segura o veículo quando se para em um semáforo sem a necessidade de ficar com o pé no freio.
  • Nos veículos cujo freio de estacionamento é acionado por pedal, ocorre a simplificação no processo de fabricação por conta da eliminação do respectivo cabo.
  • A grande vantagem é a capacidade de autodiagnóstico. Por ser eletromecânico, o freio de estacionamento nada mais é do que um sistema mecatrônico, tendo funções monitoradas continuamente.