Veja como ficou o novo Citroën C3

Terceira geração do hatch compacto francês teve imagens vazadas na internet antes da apresentação oficial
Citroën C3 2017

Citroën C3 2017 | Imagem: Divulgação

O hatch C3, da Citroën é um carro mutante. Nascido em 2002 para o lugar do Saxo, o modelo estreou com um estilo de linhas curvas que agradaram em cheio – em que pese o exíguo espaço interno. A segunda geração surgiu em 2009 e pouco aproveitou do projeto original: era mais longa e elegante, com mais requinte e equipamentos incluindo o para-brisa mais longo e o painel antecipando recursos de conectividade.

Mas a terceira geração, que teve as primeiras imagens vazadas antes da apresentação oficial, foi além. O novo C3 2017 nem lembra seus antecessores. Ao contrário, ele bebeu na fonte do C4 Cactus, o crossover de soluções incomuns como os protetores laterais preenchidos com ar.

A Citroën pode ter se antecipado a um movimento que deve se espalhar pelas principais marcas nos próximos anos, o de trocar o hatch urbano por uma mistura de jipinho e esportivo. Só isso para explicar as enormes rodas, frente alta e vidros estreitos do novo C3.

Para completar, a marca francesa também adotou a paleta de cores variada com combinação de duas cores como no exemplar das fotos que vazaram.

Câmera HD de bordo

O conjunto agrada numa primeira olhada e deve ficar até melhor em tons um pouco mais sóbrios. Segundo rumores, o hatch terá 4 metros de comprimento, 1,75 de largura e 1,47 m de altura – o que significaria que o novo carro é mais longo, largo e baixo que o atual.

Uma novidade em segurança é bem curiosa: o C3 será equipado com uma câmera HD que fará fotos e vídeos curtos para registrar possíveis acidentes.

Veremos o novo C3 no Salão de Paris em outubro, mas aqui no Brasil a mudança deve demorar um pouco para se concretizar.

Veja também: T-Cross deve dar origem ao primeiro jipinho da Volks no Brasil