Os recentes (e cada vez mais frequentes) lançamentos da indústria automobilística – VW SpaceCross, Kia Picanto, Fiat 500 e Fiat Freemont, só para citar os últimos – traduzem o bom momento do setor e refletem as vendas de agosto. Segundo balanço da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram comercializados no último mês 307.824 automóveis e comerciais leves, que significam um aumento de 6,9% sobre as 287.967 unidades emplacadas em julho. Já na comparação com agosto de 2010, houve queda de 0,44%.

Somando-se as vendas de todos os meses, chegamos a 2.233.757 carros e comerciais leves comercializados, que representam avanço de 7,53% sobre os 2.077.350 emplacamentos registrados nos oito primeiros meses de 2010.

Marcas

Entre os carros, o líder de vendas continua sendo o Volkswagen Gol, com 27.203 unidades emplacadas em agosto. Em seguida vêm Fiat Uno (24.947), Chevrolet Celta (12.554), VW Fox/CrossFox (11.382) e Fiat Strada (11.237).

Já entre as marcas, as posições se alteram. A líder é a Fiat, com 501.166 carros e comerciais leves vendidos e 22,44% de participação no mercado. Logo atrás da italiana está a Volkswagen, com 461.567 emplacamentos e 20,66% do mercado. A terceira posição é da General Motors, que somou 410.760 novos clientes no ano e 18,39% de market share. Em seguida aparecem Ford (9,42%), Renault (5,12%), Hyundai (3,31%), Honda (2,93%), Citroën (2,75%), Toyota (2,65%) e Peugeot (2,58%).

Rodrigo Mora

|