O mês de março lavou a alma de muitas montadoras e do mercado em geral. Depois de 26 meses consecutivos de queda em relação ao mesmo mês do ano anterior, os emplacamentos de veículos leves no Brasil voltou a subir.

Em março, foram emplacadas 183,7 mil unidades, 6,1% a mais que no mesmo mês de 2016. A alta foi ainda mais significativa em relação a fevereiro, mês conhecido pelo baixo número de emplacamentos por conta dos poucos dias úteis – 39% de crescimento.

As vendas deste ano, no entanto, ainda seguem abaixo de 2016 no acumulado: 460 mil unidades contra 465 mil no ano passado, mas a tendência é que esse número seja superado, apesar do grande número de feriados em abril.

O volume de emplacamentos no Brasil segue bastante inferior ao de anos recentes. Em 2011, por exemplo, foram quase 290 mil veículos vendidos em março, 57% a mais do neste mesmo período de 2017.

Hyundai volta ao 4º lugar

Entre as marcas mais vendidas, a novidade é o retorno da Hyundai ao 4º lugar no ranking, desbancando novamente a Ford. Mas a diferença entre elas é de apenas 420 carros. A Toyota segue próxima, mas perdeu um pouco do fôlego de 2016, mesmo com a renovação do Corolla.

Disputas muito próximas também ocorrem entre Fiat e Volks, que voltou a vender quase tanto quanto a marca italiana. Renault e Honda, que cresceu com a chegada do WR-V, brigam pelo 7º posto enquanto Jeep e Nissan continuam brigando pela 9ª posição – com crescimento dos japoneses em março.

Já entre os veículos mais vendidos, o HB20 voltou a vender mais de 10 mil unidades em um mês, porém, o Onix beirou as 15 mil unidades e segue inabalado na liderança enquanto o Ka solidifica seu 3º lugar. Entre os 10 mais temos três veículos acima de R$ 80 mil: Corolla (7º), Toro (9º) e HR-V (10º).

Confira nossas páginas especiais com o ranking completo do mercado de automóveis.

Marcas mais vendidas em 2017
Veículos mais vendidos em 2017
Veículos mais vendidos nos últimos 10 anos

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/