Afetadas pelo tsunami japonês e pela disputa entre o Brasil e Argentina no Mercosul, as vendas de automóveis e comerciais leves caíram 5,3% em junho. Apesar do resultado, o primeiro semestre de 2011 aponta crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período de 2010.

Foram emplacados no país cerca de 1,64 milhão de veículos (sem contar caminhões e ônibus) contra um total de 1,49 milhão no 1º semestre de 2010, mesmo com as medidas para dificultar o crédito no setor, adotadas pelo governo no início do ano.

O resultado poderia ter sido melhor caso as japonesas Honda e Toyota não tivessem problemas com o fornecimento de componentes vindos das suas matrizes – ambas tiveram quedas consideráveis em junho – 26,3% e 25,2%, respectivamente. O aumento na burocracia de importação de veículos da Argentina também atingiu em cheio a maior parte dos modelos vindos de lá, com queda de 16,8% nas vendas em junho.

Para completar, a greve enfrentada pela Volkswagen no Paraná afetou a produção do modelo Fox que, de 6º carro mais vendido do país há um ano, figurou apenas como o 16º mais emplacado no mês passado.

Coreanas ainda em alta

Com os problemas da Volks, a Fiat caminhou com tranqüilidade para fechar o semestre como a marca mais vendida do Brasil. A novidade é a chegada da Hyundai ao 6º lugar no ranking nacional. A montadora coreana se aproveitou da queda da Honda para assumir o posto. Enquanto isso, sua irmã Kia terminou junho como a 9ª marca mais vendida, mas no acumulado ainda permanece na 11ª colocação.

Já entre as estreantes chinesas, a JAC perdeu o fôlego inicial e teve leve queda nas vendas, de 2,3%. Sorte da rival Chery que lançou o QQ, modelo mais barato do Brasil, e voltou a crescer – 34,2% entre junho e maio.

Apesar de um começo de ano muito forte, o Uno, da Fiat, não teve força para superar o Gol, da VW, que manteve a liderança entre os veículos com mais de 11,8 mil carros de diferença para o 2º colocado.

Confira o ranking completo abaixo:

Marcas mais vendidas em junho de 2011
Veículos mais vendidos em junho de 2011

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/