Verdadeiro ''hot hatch'': inspirado por carro de rali, Hyundai i20 N estreia com 204 cv

Modelo foi apresentado para a Europa, mas pode chegar também no mercado argentino
Hyundai i20 N

Hyundai i20 N | Imagem: Divulgação

Enquanto aqui no Brasil os hatches compactos são mais orientados ao custo-benefício, no mercado europeu proliferam as interessantes versões esportivas desses modelos. Como bons exemplos podemos citar o Volkswagen Polo GTI, o Ford Fiesta ST, entre outros.

Agora a Hyundai vai entrar nesse segmento por lá com um produto muito interessante. Inspirado pelo i20 que participa do WRC, o campeonato mundial de rali, a marca apresentou no Velho Continente seu i20 N.

As credenciais do modelo o tornam um verdadeiro hot hatch e certamente agradam os mais fãs mais entusiastas do universo automotivo. O i20 N traz sob o capô um motor 1.6 16V turbo com injeção direta calibrado para entregar 204 cv e 28 kgfm de torque. Associado ao câmbio manual de 6 marchas, segundo a Hyundai o i20 N acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos e a velocidade máxima é de 230 km/h.

Hyundai i20 N
Hyundai i20 N
Imagem: Divulgação

Entre suas excelências técnicas está o peso alinhado com o i20 Coupé WRC, no caso de apenas 1.190 kg. Além dos diferenciais estéticos esperados para a versão esportiva, o i20 N conta com rodas de liga leve aro 18”, bancos esportivos, entre outros atributos.

A Hyundai ainda destaca que buscou o máximo em termos de rapidez de respostas para o motor 1.6 T-GDi, que conta também com sistema de alta pressão (350 bar) para a injeção direta, um turbo exclusivo para a versão e um comando de válvulas variável otimizado para ajudar no desempenho e menor consumo do i20 N.

Hyundai i20 N
Hyundai i20 N
Imagem: Divulgação

A transmissão manual de 6 marchas também foi reforçada para lidar com o maior torque e o i20 N ainda traz controle de largada para aprimorar sua aceleração partindo da inércia. O hatch é equipado com o N Corner Carving Differential, nome que a fabricante adota para seu diferencial de escorregamento limitado.

Em relação ao novo i20 convencional, a versão esportiva N conta com barra estabilizadora, molas e amortecedores próprios. O disco de freio também é 40 mm maior para oferecer resistência superior à fadiga e uma “melhor sensação de consistência na frenagem”, pontua a Hyundai.

Hyundai i20 N
Hyundai i20 N
Imagem: Divulgação

Muito bem equipado, o i20 N traz assistentes de condução como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência na faixa de rodagem, monitoramento de pontos cegos, farol alto automático, entre outros.

Apesar de distante da realidade brasileira, os colegas argentinos poderão receber o i20 N em suas terras. O importador da Hyundai por lá cogita trazer o modelo para o país vizinho. Nos resta saber se o plano se concretiza.

 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!