Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Na véspera de início das vendas, Corolla Cross já tem mais de 4 mil pedidos

Inédito SUV da Toyota deve emplacar muito próximo do rival Jeep Compass, só limitado pela capacidade de produção em Sorocaba

Três semanas atrás esta coluna tentou prever quantos Corolla Cross a Toyota conseguiria vender por mês e nossa aposta, de pelo menos 4 mil carros, parece que vai se confirmar antes mesmo de o primeiro modelo ser emplacado.

Segundo o site Automotive Business, a montadora já conseguiu mais de 4 mil pedidos via internet para o inédito SUV, que começará a ser vendido oficialmente nesta sexta-feira, 26.

Trata-se de uma demanda maior do que a esperada pela Toyota, que estimou o volume mensal em 3,5 mil unidades, durante o lançamento virtual do modelo no dia 11. A situação só não é melhor porque a fábrica de Sorocaba, onde o Corolla Cross começou a ser montado, está programada para produzir 55 mil unidades em 2021.

Cerca de 13 mil desses carros serão exportados para 22 mercados da região, como a marca anunciou, o que destinaria 42 mil SUVs para os brasileiros. No entanto, a pandemia e as restrições sociais podem afetar essa previsão, causando uma possível fila de interessados pelo veículo.

A Toyota estima que 30% desse volume será das versões híbridas, que têm preços mais salgados, entre R$ 173 mil e R$ 184 mil, caso da série de lançamento Special Edition.

Toyota Corolla Cross 2022
Toyota Corolla Cross 2022
Imagem: Divulgação

No encalço do Jeep Compass

Em nossa análise no começo do mês ainda não se tinha a confirmação do volume de produção do Corolla Cross, o que nos levou a cruzar informações na tentativa de entender a estratégia da Toyota. Esse raciocínio fez crer que seria possível vender entre 40 mil e 46 mil unidades em 2021, aproximadamente. Com nove meses restando no ano, teríamos então algo como 4,2 mil Corolla Cross emplacados por mês, descontando os pedidos via internet.

É um volume bem próximo do Jeep Compass, líder entre os SUVs médios desde seu lançamento em 2016. O modelo da Stellantis deve fechar o trimestre com cerca de 15 mil unidades emplacadas, o que daria uma média mensal de 5 mil carros, mas é bom lembrar que a marca trabalha fortemente no mercado de vendas diretas enquanto a Toyota não.

Na venda para o consumidor final não há dúvida que o Corolla Cross deve liderar com folga, mas qualquer abalo que provoque no Compass pode fazer a briga ficar equilibrada. A resposta da Jeep virá em breve com a primeira reestilização do modelo, que trará como uma de suas principais novidades o esperado motor turbo flex.

Veja outras colunas

VW Polo aparece à frente da picape Strada nos emplacamentos de fevereiro

24/02/2024 05h05

Modelo que foi líder entre os automóveis em 2023 superou o HB20, o mais vendido em janeiro. Veja números atualizados

Picape Titano será um desafio duro para a Fiat

12/02/2024 10h00

Veículo, que chega ao mercado em breve, vai disputar um cliente que não se rende apenas ao marketing agressivo da marca italiana

Tracker foi o carro que mais perdeu valor entre os mais vendidos de 2023; veja ranking

06/02/2024 09h48

Além do SUV com 19,1% de desvalorização, Onix e Strada vêm atrás, ambos com 16,1%