Volkswagen confirma lançamento do supereconômico XL1

Carro que roda mais de 100 km com um litro de combustível chegará em 2013

Volkswagen XL1 | Imagem: Volkswagen

O presidente do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, confirmou nesta semana que o conceito XL1, mostrado pela primeira vez no Salão do Qatar, será realmente produzido a partir de 2013. Com dois lugares e propulsão híbrida, o veículo é capaz de rodar 111 km com apenas um litro de diesel, cerca de 10 vezes mais econômico que um carro popular na cidade.

Construído com uso de fibra de carbono, o XL1 pesa apenas 795 kg - 130 kg a menos que um Gol básico. Seu conjunto mecânico une um pequeno motor a diesel de 0,8 litro e 48 cv a um motor elétrico de 27 cv. Para otimizar seu desempenho, há ainda um câmbio de dupla embreagem e sete marchas DSG.

Com essa configuração, o XL1 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos e atingir 160 km/h. Num primeiro momento, o modelo ecológico será vendido apenas na Europa. Além do sistema de propulsão, o modelo da VW também se beneficia de uma aerodinâmica privilegiada - até as rodas traseiras são cobertas para reduzir o arrasto. Retrovisores externos foram suprimidos e no lugar deles existem câmeras laterais instaladas nas portas.

Por dentro, o XL1 leva seus dois ocupantes lado a lado (o passageiro fica alguns centímetros mais para trás) e com conforto acima do esperado. Há volante ergonômico e até sistema de navegação por GPS. A Volks ainda não soube dizer qual será o preço do carro.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise