Volkswagen deve antecipar mudanças no Gol, diz revista

Hatch compacto da Volkswagen terá novos visual, interior e motores para recuperar vendas no Brasil

Volkswagen Gol Rallye 2014 | Imagem: Divulgação

A situação do Volkswagen Gol não é das melhores no mercado brasileiro. O modelo teria perdido a liderança de 27 anos consecutivos para o Fiat Palio no ano passado, segundo dados preliminares. Além disso, o Chevrolet Onix também arruinou parte das vendas do compacto da marca alemã. Portanto, para 2015 a Volkswagen já estaria preparando mudanças para o modelo.

De acordo com uma publicação da revista Quatro Rodas, o Volkswagen Gol 2016 será lançado nas concessionárias entre março e abril com novidades no visual, no acabamento interno e, principalmente, na gama de motores. Com isso, a quinta geração do hatch vai adotar sua segunda reestilização, a exemplo do irmão maior Fox – o convencional é um “tapa” no visual a cada geração.

E como a atual versão do Gol foi inspirada no Polo europeu, a próxima reestilização do hatch não poderia ser diferente. O Volkswagen vai receber linhas semelhantes as da linha 2015 do hatch vendido no Velho Continente, com direito a novos faróis com elementos cromados na parte interna, grade redesenhada, para-choques com desenho mais moderno, lanternas com formato mais quadrado, entre outros. Por dentro a principal novidade deverá ser um novo volante multifuncional, o mesmo do novo Golf.

Por fim, o Gol vai abandonar o motor EA111, com o 1.0 de 8V e o 1.6 de 8V, para adotar propulsores mais modernos. Agora todas as versões do carro vão dispor do 1.0 litro 12V de três cilindros, com até 82 cavalos de potência, usado no up!, e o 1.6 16V de quatro cilindros, com até 120 cv, já disponível na versão topo de linha, a Rallye. Com isso, o modelo deve ganhar em conforto, desempenho e consumo de combustível.

O restante da linha – leia-se o sedã Voyage e a picape Saveiro – também deve receber novidades. Já a nova geração deve ser lançada apenas em 2017.