Volkswagen deve superar GM em vendas na China

Montadora norte-americana liderou mercado chinês por nove anos mas deve ceder lugar à fabricante europeu em 2013

Novo Volkswagen Santana | Imagem: VW

A Volkswagen deve tornar-se a marca estrangeira que mais vende automóveis na China em 2013, segundo dados divulgados nas últimas semanas. Caso confirme a liderança, a fabricante alemã desbancará a General Motors pela primeira vez em nove anos.

Até novembro, a Volks mantinha uma vantagem de 70 mil carros perante a GM – as duas ultrapassaram a marca de 3 milhões de veículos vendidos, mas com uma diferença de apenas um semana entre ambas.

O mercado chinês passou a ser o maior do mundo após a crise financeira de 2008, que derrubou as vendas nos Estados Unidos. Segundo analistas, a China deverá ser o primeiro país da história a vender mais de 20 milhões de veículos este ano – o Brasil, 4º maior mercado do mundo, mal chega a 4 milhões de unidades anuais.

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Não é segredo hoje que as principais montadoras do mundo veem a China como a tábua da salvação para a estagnação das vendas em mercados saturados. A própria GM, que se recupera da queda de 2008, investe pesado no país – serão quatro novos modelos produzidos localmente em 2014.

Já a Volkswagen persegue a liderança mundial até 2018 contando com a China como grande parte dessa meta. A empresa investirá 18,2 bilhões de euros até esta data para expandir suas vendas. Suas rivais também seguem o exemplo, mas todas são obrigadas a dividir seus ganhos e tecnologia com parceiras chinesas que, assim absorvem conhecimento em pouco tempo. Como se vê, o mercado chinês é a salvação, mas pode virar um pesadelo num futuro não muito distante.