Para não continuar perdendo terreno para as concorrentes, a Volkswagen prepara diversas novidades para este ano no mercado brasileiro. Além da versão nacional dos médios Jetta e Golf e da linha reestilizada da família Gol, a montadora alemã deve lançar por aqui o novo GT up!, versão esportiva do modelo de entrada da marca, que vai se diferenciar pelo motor turbo, sendo inclusive o primeiro carro nacional a ser equipado com um conjunto turbo flex (o BMW 320i ActiveFlex tem motor importado).

O novo Volkswagen GT Up! é esperado para ainda este semestre, provavelmente em maio. Sob o capô a versão “apimentada” do subcompacto trará o mesmo motor 1.0 litro 12V de três cilindros da família EA211, mas com direito a turbocompressor e sistema de injeção direta de combustível, entrando para a linha dos TSI. Com isso, a potência deve passar dos 82 cavalos atuais para aproximadamente 120 cv, o que deve deixar o modelo de 960 quilos bastante espertinho.

Este novo motor será produzido na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP) e pode equipar também outros modelos da linha da marca, como o Gol e o Fox.

O visual do novo Volkswagen GT up! vai seguir praticamente as mesmas linhas do conceito mostrado na edição de 2012 do Salão de São Paulo, com direito a para-choques redesenhados, kit aerodinâmico, novas entradas de ar, faróis e lanternas escurecidos, rodas maiores e com desenho exclusivo, entre outros. O interior deve trazer como atrativo os bancos mais envolventes.

Ao que tudo indica, depois da chegada da nova versão do up!, o número de modelos equipados com motorização turbo deve crescer, chegando a cerca de 30% nos próximos cinco anos. Essa medida deve ser tomada por boa parte das fabricantes para atender ao regime Inovar-Auto, que impõe metas de aumento da eficiência energética. 

 
 
VW GT up! VW GT up!
Volkswagen GT Up! Volkswagen GT Up!
Volkswagen GT Up! Volkswagen GT Up!
 
 

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Redação

|