Volkswagen lançará up! GTI em 2018

Versão esportiva será capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos. Venda, por enquanto, apenas na Europa
Volkswagen up! 2017

Volkswagen up! 2017 | Imagem: Divulgação

Muitos já conhecem do que é capaz o motor 1.0 de 3 cilindros da Volkswagen. Em modelos como o Golf ele proporciona desempenho com uma boa dose de economia, mas é no up! que mais impressiona, justamente pela versão TSI, com turbo e injeção direta. E é justamente o up! que ganhará um belo presente de natal...mas em 2017.

A Volkswagen revelou o lançamento no início de 2018 do up! GTI, uma versão verdadeiramente focada em esportividade, conforme informa a revista inglesa Autocar. O motor 1.0 lá rende 114 cv, menos que os 125 cv obtidos no Golf 1.0, mas suficientes para fazer o pequeno carro de menos 900 kg acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos – ou seja, quase um segundo mais veloz que o up! turbo nacional.

A novidade havia sido levantada pela própria Autocar em junho que agora teve a oportunidade de andar num protótipo do modelo e o considerou “envolvente e apto a agradar”. Em relação ao up! normal, a versão GTI é 15 mm mais baixa, teve as suspensões retrabalhadas e herdou do Polo o eixo de direção e os freios dimensionados.

O visual revelado pela revista mostra um para-choque volumoso cujos faróis de neblina se destacam – a versão lembra o nosso speed up!, incluindo o teto preto. As rodas de perfil baixo não tiveram seu tamanho informado e, detalhe, trata-se da versão quatro portas.

Apesar dessa “inspiração” brasileira, é pouco provável que o up! GTI seja vendido no Brasil como o exemplar europeu. Mas também não chega a ser uma tarefa complicada já que o propulsor é feito aqui, no entanto, o up! GTI terá opção de transmissão de dupla embreagem, algo que faria o carrinho custar absurdo por aqui. Quem sabe o Papai Noel não traz alguma surpresa para o público brasileiro no Natal do ano que vem...