Volkswagen libera primeiras informações sobre o novo Golf

Sétima geração do hatch será apresentada em Paris; carro será maior e mais leve

Teaser do VW Golf VII | Imagem: Volkswagen

A Volkswagen já começou a atiçar a curiosidade do público com as primeiras informações sobre o Golf Mark VII, a sétima geração do carro lançado em 1974. A montadora, que confirmou a estreia do modelo para 4 de setembro, desta vez revelou os primeiros dados sobre seu principal produto para o mercado europeu antes de seus lançamento no Salão de Paris, na França, no final do próximo mês.

Na próxima linha o Golf vem com medidas mais avantajadas em comprimento e distância entre eixos, o que deve aumentar o espaço na cabine e no porta-malas.

Pensando em eficiência no consumo de combustível, a VW diminuiu o peso do carro com o uso de mais alumínio na estrutura e carroceria. Em algumas versões a redução de massa poderá chegar a 100 kg, proporcionando uma economia de até 23% na comparação com o modelo atual – o europeu, na sexta geração.

Nem o motor escapou do regime. Segundo a fabricante, o motor 1.4 turbo de 140 cv, que possui bloco de alumínio, ficará 26 kg mais leve. O novo Golf ainda estreará uma série de novos equipamentos, como controle de cruzeiro adaptativo, sistema detector de semáforos e direção progressiva com cinco modos de operação.

E no Brasil?

O Golf à venda no Brasil é um dos carros mais veteranos do mercado. O modelo, um Mark IV, chegou ao País em 1998 e desde então recebeu dois pacotes de reestilizações. A divisão nacional da marca não diz até quando a produção deve continuar e também não confirma a vinda da sétima geração para o Brasil. Mas há uma luz no fim do túnel.

Além da Europa, a VW fez o novo Golf também pensando no consumidor norte-americano, que está na mira da montadora para aumentar seu resultado mundial. Por conta desse interesse, o modelo renovado tem chances de ser produzido no México, onde a marca concentra seus esforços para atender aos Estados Unidos.

E como bem se sabe, Brasil e México mantêm um acordo comercial especial para a importação de automóveis isentos de impostos, o que facilitaria a chegada do novo Golf ao mercado nacional.