Volkswagen Polo europeu muda na versão GTI

Novo Polo GTI agora vem equipado com um motor 1.8 turbo de até 192 cavalos de potência

Volkswagen Polo GTI 2015 | Imagem: Divulgação

Distante do mercado brasileiro, a quinta geração do Volkswagen Polo recebeu seu primeiro facelift no início deste ano na Europa, para marcar a meia vida do modelo. E a montadora alemã completou a gama com o anúncio da chegada do modelo esportivo GTI, que traz ainda mudanças mecânicas interessantes para os consumidores do Velho Continente.

O Volkswagen Polo GTI 2015 conta com as mesmas mudanças visuais aplicadas no modelo convencional. Há faróis com novo desenho interno, para-choques redesenhados, detalhes em vermelho, novas rodas de 17 polegadas, saídas de escape revistas, entre outros. Por dentro, o compacto esportivo da Volkswagen traz painel de instrumentos diferenciado, novo volante e bancos esportivos com tecido xadrez, comum entre os modelos GTI da marca.

O principal atrativo do novo Polo GTI, entretanto, fica a cargo da mecânica. Agora o Polo esportivo vem equipado com um motor 1.4 litro turbo de quatro cilindros, da linha TSI, que rende 192 cavalos de potência e 32,6 kgfm de torque, em substituição ao 1.8 TSI, que entregava 180 cv e 25,5 kgfm. Há ainda opção de câmbio manual de seis marchas, além da automatizada DSG de sete velocidades e dupla embreagem, agora como opcional, e também suspensão adaptativa.

Com esse aparato, de acordo com os dados divulgados pela marca, o Polo esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, uma redução de 7 s em comparação com a linha anterior, e pode chegar a 237 km/h, o que se resume em um aumento de 8 km/h.

Polo aposentado

Enquanto isso, no Brasil a Volkswagen deve encerrar a carreira do antigo Polo nos próximos meses. Lançado em 2002, o compacto foi o primeiro modelo com itens que o tornaram um verdadeiro veículo premium. No entanto, o custo alto de produção acabou limitando suas vendas. A boa notícia é que o Polo serviu de base para outros projetos da Volks como o Fox e o Gol G5.