Volkswagen Polo europeu muda visual

Companhia dá banho de tecnologia, mas altera apenas discretamente o estilo do compacto

Volkswagen Polo terá futuramente versão BlueGT, GTI, Bluemotion e Cross | Imagem: Divulgação

A Volkswagen mostrou nesta terça-feira (28) um facelift do Polo de 5ª geração na Europa. O compacto recebeu novos motores, novas tecnologias e também um “tapinha” no visual. Com as mudanças, além de ficar com design mais moderno, o Polo ficou mais seguro e cerca de 21% mais econômico do que na versão anterior.

Tal economia só é possível com a adoção de uma nova gama de propulsores. Dentre eles, destaque para o motor 3 cilindros 1.0 com duas opções de potência, começando em apenas 59 cv. Mas o compacto também oferece uma configuração 1.2 de quatro cilindros em linha com potência de até 109 cv - na Europa, o Volkswagen Polo também é comercializado com motorização a diesel. 

Tecnologias

Outro auxílio que leva o Polo a gastar menos combustível é a adoção do sistema start/stop (que desliga o motor do carro automaticamente em paradas) e da implantação de freios com sistemas regenerativos em todas as versões do modelo.

Veja também: Conheça todos os detalhes do VW up!

Mas a maior mudança que a Volkswagen aplicou no Polo aparentemente foi no quesito segurança. Direção eletro-mecânica, suspensão com ajustes eletrônicos (conforto ou desempenho), acelerador automático adaptativo e monitoramento do ambiente de trânsito frontal fazem parte do pacote.
 
Além disso, a companhia alemã ainda introduziu freios emergenciais urbanos (que param o carro autonomamente em velocidades de até 30 km/h em casos de riscos de acidentes), sistema de freios pós-colisão (que para o carro automaticamente após uma colisão para evitar um segundo impacto) e ainda um equipamento que detecta se o motorista está cansado e, em caso positivo, envia alertas pedindo por uma parada.

Design

Em relação ao desenho exterior, as mudanças que a companhia alemã introduziu no Polo foram bem mais contidas do que as outras novidades. O modelo recebeu luzes dianteiras em LEDs, nova grade dianteira, linhas um pouco mais afiladas, segundo a companhia, e novas opções de rodas, que agora partem do aro 15, em vez das de 14 polegadas antes oferecidas.

Já o interior mudou mais no Polo 2014. Com novo layout de instrumentos e desenho no console central, o compacto adotou o volante do Golf e ainda recebeu um novo sistema multimídia com tela colorida e GPS. Os controles do ar-condicionado também mudaram, assim como diversos detalhes como acabamento das portas, nova alavanca de câmbio e até saídas de ar mais modernas.

Mercado

O Volkswagen Polo europeu será oferecido primeiro nas tradicionais versões Trendline, Confortline e Highline (segundo a montadora, BlueGT, GTI, BlueMotion e Cross virão futuramente).

Na Europa, o modelo será lançado primeiro em uma versão chamada de Polo Fresh e receberá diversos detalhes exclusivos para marcar o lançamento do modelo, que deve ocorrer oficialmente no Salão de Genebra, evento que ocorre na Suíça em março. As vendas no continente europeu deverão ocorrer logo após o evento e, segundo a Volkswagen, por lá a nova geração terá exatamente o mesmo preço que a passada.

No Brasil, o Polo vendido ainda é o de 4ª geração e está no mercado há mais de 10 anos. Acredita-se que o modelo esteja com os dias contados assim que a nova geração do Fox, prevista para 2015, for lançada.