O plano do Grupo Volkswagen para atingir a liderança mundial no ramo de automóveis até 2018 envolve o lançamento de um novo veículo compacto com apelo popular. Esse carro será a próxima geração do Lupo, modelo que a VW produziu entre 2000 e 2005 para atender camadas menos afortunadas na Europa. E ele vai voltar reformulado seguindo o estilo da série de conceitos Up!, conforme antecipou Gerhard Prätorius, gerente de responsabilidade social da marca para o mercado europeu, em conferência realizada na Alemanha nesta terça-feira(5).

Na Europa, o novo Lupo será lançado ainda neste ano, enquanto sua chegada ao Brasil é esperada para 2014. Os investimentos para trazer o veículo ao país, a propósito, já começaram na fábrica da empresa em Taubaté (SP), onde a novidade será fabricada. Provável substituto do Gol G4, o novo compacto nacional deverá chegar ao mercado brasileiro custando cerca de R$ 23.000.

Volkswagen Lupo
Divulgação

A primeira geração do Lupo foi o carro de baixo custo da Volks entre 2000 e 2005 na Europa

A plataforma do novo Lupo é uma adaptação da PQ25, a mesma da quinta geração do Polo, que ainda não chegou ao Brasil. A Volks chama essa base de “NSF”, sigla em inglês para “Nova Família Pequena” e que também já foi aplicada no protótipo Up!. O protótipo em questão mede 3,45 metros de comprimento e 1,63 m de largura, medidas de um subcompacto.

Thiago Vinholes

|

Veja mais notícias da marca