Volkswagen Saveiro chega a 1 milhão de unidades produzidas

Picape lançada em 1982 já está na terceira geração; modelo é o veículo comercial mais vendido da marca no mercado brasileiro

A terceira geração foi lançada em 2009, após o Gol | Imagem: VW

É Saveiro que não acaba mais! A Volkswagen comemora nesta semana a marca histórica de 1 milhão de unidades da picape compacta produzidas desde o seu lançamento, em 1982. Somente neste ano, segundo comunicado da empresa, foram emplacadas 60.374 veículos, entre janeiro e outubro deste ano.

Sempre baseada no Gol, a Saveiro atual já está na terceira geração com direito a uma reestilização, que estreou no mercado nacional em abril deste ano e atualmente é o veículo comercial leve mais vendido da VW no País, superando a veterana Kombi.

A primeira geração Saveiro estreou com motor refrigerado a ar, na época herdado do Fusca, mas em pouco tempo o veículo já era impulsionado por motores mais avançados, no caso refrigerados a água. Essa geração se estendeu até 1997, quando estreou a linha baseada no Gol “bolinha”. Em 2000, esse modelo passou por um facelift, que a VW considera um avanço de geração.

O modelo atual estreou em 2009 e pela primeira vez adotou a linguagem global de design da VW. Essa série trouxe pela primeira a opção de cabine estendida ao veículo, além de versões de perfil esportivo e aventureiro, no caso as linhas Trooper e Cross.

De acordo com a VW do Brasil, a Saveiro é atualmente o quinto veículos nacional mais exportado, com um total de 171.410 unidades enviadas para 62 países no mundo todo.