Volkswagen up! híbrido percorre 3.000 km sem reabastecer

Conceito com motorização a diesel e elétrica anda 90 km/l e tem chances de ser produzido

Volkswagen Twin-Up percorre 3.000 km com um tanque de combustível | Imagem: Divulgação

Que tal abastecer o seu carro apenas uma vez a cada dois, três meses, rodando normalmente? Essas são algumas das propostas da Volkswagen para o seu novo protótipo, o Twin-up. O compacto adaptou tecnologias do seu colega XL1, o carro mais econômico do mundo, para gastar e poluir pouco. O novo modelo é baseado no up!, compacto que será vendido no Brasil a partir de janeiro de 2014.

Com motor dois cilindros de 800 cc movido à diesel, de 47 cv, aliado a motorização elétrica de mesma potência, o Twin-up não tem a velocidade como ponto forte. O híbrido, leva 15,7 segundos para alcançar os 100 km/h, segundo a VW.

Em compensação, o baixo consumo de combustível realmente impressiona no Twin-up. Seu tanque de combustível, com capacidade para 33 litros, gera uma autonomia de cerca de 3.000 quilômetros, levando em consideração o consumo médio de 90 km por litro de combustível, divulgado pela companhia. O compacto híbrido ainda pode operar somente com o motor elétrico por 50 km a uma velocidade de até 125 km/h - a velocidade máxima, com os dois motores operando, é limitada em 140 km/h. O carrinho tem até câmbio semi-automático com dupla embreagem e sete marchas.

Veja também: Andamos com o Zoe, o Clio elétrico da Renault

O Twin-up tem presença confirmada no Salão de Tóquio, evento que abre suas portas ao público no dia 23 de novembro, no Japão. O modelo dividirá o estande da marca com o up! completamente elétrico. Apesar da companhia não confirmar, há chances do modelo ser fabricado em série e comercializado, provavelmente primeiro na Europa.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise