Volkswagen up! híbrido percorre 3.000 km sem reabastecer
Conceito com motorização a diesel e elétrica anda 90 km/l e tem chances de ser produzido
Que tal abastecer o seu carro apenas uma vez a cada dois, três meses, rodando normalmente? Essas são algumas das propostas da Volkswagen para o seu novo protótipo, o Twin-up. O compacto adaptou tecnologias do seu colega XL1, o carro mais econômico do mundo, para gastar e poluir pouco. O novo modelo é baseado no up!, compacto que será vendido no Brasil a partir de janeiro de 2014.
Com motor dois cilindros de 800 cc movido à diesel, de 47 cv, aliado a motorização elétrica de mesma potência, o Twin-up não tem a velocidade como ponto forte. O híbrido, leva 15,7 segundos para alcançar os 100 km/h, segundo a VW.
Em compensação, o baixo consumo de combustível realmente impressiona no Twin-up. Seu tanque de combustível, com capacidade para 33 litros, gera uma autonomia de cerca de 3.000 quilômetros, levando em consideração o consumo médio de 90 km por litro de combustível, divulgado pela companhia. O compacto híbrido ainda pode operar somente com o motor elétrico por 50 km a uma velocidade de até 125 km/h - a velocidade máxima, com os dois motores operando, é limitada em 140 km/h. O carrinho tem até câmbio semi-automático com dupla embreagem e sete marchas.
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O Twin-up tem presença confirmada no Salão de Tóquio, evento que abre suas portas ao público no dia 23 de novembro, no Japão. O modelo dividirá o estande da marca com o up! completamente elétrico. Apesar da companhia não confirmar, há chances do modelo ser fabricado em série e comercializado, provavelmente primeiro na Europa.