Histórica, a fábrica Anchieta da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) teve altos e baixos em seu meio século de existência, inclusive a ameaça de fechamento. Mas a unidade voltou a ter importância para a montadora alemã.

Com a introdução da nova família Polo, a imensa fábrica retomou a produção em três turnos, uma espécie de termômetro de sua utilidade. E um dos motivos para isso responde pelo nome de Virtus.

O sedã compacto derivado do Polo foi apresentado oficialmente na quinta-feira (16) e teve sua produção iniciada nesta semana, ou seja, pouco mais de um mês antes de sua estreia nas concessionárias, marcada para janeiro de 2018.

4 mil pedidos

A fábrica Anchieta atual em nada lembra a que ficou famosa nas décadas de 70 e 80 quando produzia nada menos que o Fusca e a Kombi, dois ícones da indústria automobilística. Naquela época o método de fabricação era basicamente “humano” e com recursos que hoje parecem dignos da idade média como a famosa marreta usada para ajusta o eixo traseiro do veículo.

Com a adoção da plataforma MQB-A0, utilizada pelo Polo e também pelo Virtus, entrou em cena um novo conceito de fabricação que inclui nada menos que 373 robôs no setor de armação, responsável por unir várias peças da carroceria, solda a laser e outros recursos modernos que tornam o trabalho mais preciso e também reduzem o custo, chave para ter um produto mais rentável.

Pelo que diz a Volkswagen, a fábrica terá bastante trabalho: o Polo teria 4 mil pedidos acumulados desde o início das vendas, 2,3 mil deles já emplacados até o final de novembro. Com o Virtus, sedã que preencherá a lacuna entre o Voyage e o Jetta, esse volume deve crescer significativamente, espera a fabricante. Nada mal para uma fábrica prestes a completar 50 anos em novembro de 2019.

 
 
Volkswagen Virtus 2018
 
Volkswagen Virtus 2018
Volkswagen Virtus 2018
Volkswagen Virtus entra em produção na fábrica Anchieta
 
Volkswagen Virtus entra em produção na fábrica Anchieta
Volkswagen Virtus entra em produção na fábrica Anchieta
Volkswagen Virtus entra em produção na fábrica Anchieta
 
Volkswagen Virtus entra em produção na fábrica Anchieta
Volkswagen Virtus entra em produção na fábrica Anchieta
Volkswagen Virtus entra em produção na fábrica Anchieta
 
Volkswagen Virtus entra em produção na fábrica Anchieta
Volkswagen Virtus entra em produção na fábrica Anchieta
Volkswagen Virtus entra em produção na fábrica Anchieta
 
Volkswagen Virtus entra em produção na fábrica Anchieta
Volkswagen Virtus entra em produção na fábrica Anchieta
Volkswagen Virtus entra em produção na fábrica Anchieta
 
Volkswagen Virtus entra em produção na fábrica Anchieta
Volkswagen Virtus entra em produção na fábrica Anchieta
 
 

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/