"Voltswagen": VW terá divisão de elétricos nos EUA. Será mesmo?

Informação foi obtida por meio de um comunicado da marca que vazou nesta segunda-feira
Acima o ID.4 lançado neste mês nos EUA: por enquanto nenhuma identificação da "Voltswagen"

Acima o ID.4 lançado neste mês nos EUA: por enquanto nenhuma identificação da "Voltswagen" | Imagem: Divulgação

Veículos de imprensa relevantes nos EUA, como a rede CNBC e o USA Today tiveram acesso a um comunicado de imprensa da Volkswagen que relata uma importante iniciativa da marca para reiterar seu compromisso com veículos elétricos. O release em questão foi ao ar por alguns instantes no site de imprensa da marca no país e foi retirado rapidamente após a empresa ter notado o erro.  

O texto aborda a iniciativa da VW de criar uma nova unidade nos EUA chamada “Voltswagen of America”, que seria a responsável por todos os modelos com propulsão elétrica que a marca vai lançar no país.

Apesar do caráter singular e um tanto quanto exótico da iniciativa, o Automotive News, um dos periódicos mais tradicionais na cobertura do setor automotivo, conseguiu apurar com fontes ligadas aos planos da companhia que a criação da “Voltswagen” é real.

O assunto gerou controvérsias uma vez que estamos próximos ao Dia da Mentira, o que poderia sugerir algum tipo de brincadeira por parte da fabricante alemã. Contudo, a fonte ouvida pelo Automotive News destacou que a nova unidade de negócios está relacionada com o futuro “todo elétrico” da Volkswagen nos EUA. Outros veículos de imprensa do país também apuraram com fontes que a criação da Voltswagen é fato.

Segundo o release ao qual a CNBC teve acesso, os veículos elétricos da VW passarão a contar com um logotipo da futura Voltswagen, enquanto os carros a combustão seguirão apenas com o emblema atual da VW. O texto também estava datado de 29 de abril de 2021, quando o comunicado deverá se tornar público.

A Volkswagen começou a realizar neste mês a comercialização do ID.4 nos EUA, crossover baseado na nova plataforma MEB destinada apenas aos veículos elétricos da fabricante alemã. O modelo, contudo, conta apenas com o logotipo convencional da empresa. Vamos acompanhar todos os detalhes.